sábado, 12 de dezembro de 2009

As quatro velas

Por Glicéria Gil





The Four Candles burned slowly.
Their Ambiance was so soft
you could hear them speak...
The first candle said, "I Am Peace, but these days,
nobody wants to keep me lit."
Then Peace's flame slowly diminishes and goes out completely.
The second candle says, "I Am Faith, but these days,
I am no longer indispensable."
Then Faith's flame slowly diminishes and goes out completely.
Sadly the third candle spoke, "I Am Love
and I haven't thestrength to stay lit any longer."
"People put me aside and don't understand my importance.
They even forget to love those who arenearest to them."
And waiting no longer, Love goes outcompletely.
Suddenly...A child enters the room
and sees the three candles no longer burning.
The child begins to cry, "Why are you not burning?
You are supposed to stay lit until theend.
"Then the Fourth Candle spoke gently to the little boy,
"Don't be afraid, for I Am Hope, and while I still burn,
we can re-light the other candles.
"With Shining eyes the child took the Candle of Hope and lit the other three candles.
Never let the Flame of Hope go out of your life.
With Hope, no matter how bad things look and are...
Peace, Faith and Love can Shine Brightly in our lives.




The Four Candles, Author Unknown

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Canções de Natal

Por Glicéria Gil



O primeiro Natal em Portugal

Por Glicéria Gil

+ Histórias, +Leituras +Reflexão +Sonho +Saúde assim é o projecto "CLUBE DE CONTADORES DE HISTÓRIAS"



Download da história aqui


"Nestes tempos tão apressados, em que não há lugar para a reflexão e em que as preocupações materiais se sobrepõem ao prazer das coisas simples, a leitura de pequenas histórias, repassadas de humanidade e de beleza, pode contribuir de uma forma significativa para um alargar de horizontes que a sociedade tem querido, por força, restringir às superficialidades e canseiras do dia-a-dia.

Da constatação deste facto, nasceu, na Escola Secundária Daniel Faria - Baltar, o CLUBE de CONTADORES de HISTÓRIAS, com a finalidade de levar às diferentes turmas da referida escola histórias capazes de proporcionarem momentos de diálogo, de reflexão e de sonho, que tão necessários se tornam para a libertação de tensões".

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Tempo planeado, tempo organizado

Por Glicéria Gil

Logo me dizem o que pensam desta ideia. Como é uma ideia devia estar no IDEIAZINHA ... mas ficou por aqui, pela simples razão que organizar o tempo é organizar a mente, e mente organizada é mente saudável. As ideias são mesmo só ideias, que só passam a acções e factos quando reflectimos sobre as potencialidades educativas das mesmas, ou seja, quando avaliamos o modo como influenciam o desenvolvimento e a educação das crianças.   
"porque o tempo é de cada criança, do grupo de crianças e do educador, importa que haja uma organização do tempo decidida pelo educador e pelas crianças". 
in Orientações curriculares (1997)



POR ESTES E OUTROS MOTIVOS, TAMBÉM DE GRANDE RELEVÂNCIA

Por: ESMERALDA CERTO

Um convite à reflexão.
"Há atalhos, caminhos, estradas e auto-estradas,..." para se evitarem todas estas tragédias à escala mundial.
Sigamos por eles da forma mais correcta, com objectivos, para que se possam evitar situações como esta.

Relembrando o dia 3 de Dezembro.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Movimento +APEI

A história desta associação profissional, única no país, que se pretende mobilizadora e aglutinadora dos profissionais de educação de infância, tem mostrado que só com uma forte participação, empenhada, solidária e voluntária é possível fazer crescer o espaço da Educação de Infância e da Qualidade na Educação em todos os locais onde é necessário e urgente reflectir e contextualizar as boas práticas e as melhores teorias. Nesse sentido, um grupo de associados mobilizou-se para constituir uma lista candidata que promova uma verdadeira dinâmica de integração e inclusão de todos os profissionais que, diariamente, fazem a diferença.
Estamos no momento certo!
É o esforço mínimo de cada um de nós que faz a diferença!
H.S.  http://maisapei.blogspot.com

Guia de procedimentos a adoptar nas escolas em situações de grande dificuldade motivadas pela gripe A (H1N1)


Os procedimentos definidos têm em vista difundir uma adequada informação entre os elementos da comunidade educativa, com o intuito de assegurar um clima de serenidade, na eventualidade de um aparecimento inesperado de casos ou de situações de doença com complicações graves.
Estas situações, para além do impacto na comunidade educativa, tendem a despertar interesse mediático, pelo que as escolas devem estar preparadas para prestar a necessária informação aos alunos, aos profissionais da escola, aos pais e aos órgãos de comunicação social.
Para o efeito, as escolas devem manter uma estreita articulação com a autoridade de saúde local, nomeadamente, quanto às medidas de saúde pública a adoptar.
É de salientar que as escolas estão preparadas para pôr em prática as medidas previstas nos respectivos planos de contingência, com o objectivo de antecipar e atenuar o impacto da doença.
Para mais informações, consultar:

http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=4465&fileName=Gripe_A_Guia_de__Procedimentos__2_.pdf

Fonte aqui

domingo, 6 de dezembro de 2009

Tradições de Natal por esse mundo fora

Por Glicéria Gil



Download aqui

HINO NÃO-OFICIAL DE COPENHAGA ( MÚSICA DE BOB DYLAN)

Por: ESMERALDA CERTO

Esta música "A Hard Rain´s A Gonna Fall", (Uma chuva forte a cair), de Bob Dylan, foi adoptada pela ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), como hino não-oficial, para as negociações de Copenhaga, sobre as alterações climáticas. segundo a BBC em Nova york.
Ela foi lançada no ano de 1962, em plena GUERRA FRIA, quando esta geração sentia um terrível receio de ameaça de uma guerra nuclear.

Fonte: BBC BRASIL


BY: Hitmewithlt

Para este Natal



Por Glicéria Gil 


Andei a pensar o que gostaria que me oferecessem neste Natal... todos desejam prendas, eu também!

Se quiser oferecer-me uma prenda vá aqui e já sabe que esta prenda vale muito para mim ... para além do benefício próprio também demonstra a capacidade de solidariedade, amizade e colaboração daqueles com quem me relaciono virtualmente.  
Obrigada.