quinta-feira, 26 de novembro de 2009
2009 - Ano Europeu da Criatividade
Importante:
1. Fomentar a criatividade num processo de aprendizagem ao longo da vida que conjugue a teoria e a prática.
2. Transformar as escolas e as universidades em espaços onde estudantes e professores se envolvam em actividades de pensamento criativo e de aprendizagem pela prática.
3. Transformar os locais de trabalho em espaços de aprendizagem.
4. Promover um sector cultural sólido, independente e pluralista no âmbito do qual se desenvolva o diálogo intercultural.
5. Promover a investigação científica, a fim de compreender o mundo, melhorar a qualidade de vida da população e incentivar a inovação.
6. Promover processos e instrumentos de design, bem como a resolução prática e criativa de problemas, compreender as necessidades, emoções, aspirações e capacidades dos utilizadores.
7. Apoiar a inovação empresarial que contribui para a prosperidade e a sustentabilidade.
Imagine. Crie. Inove.
E já agora que não seja só em 2009...
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Todos nós nascemos livres IV
A qualidade das ilustrações e a grande simplicidade e objectividade da linguagem destes posters, fazem ultrapassar qualquer barreira da língua. Clique em cada imagem e faça o download.
Também não deixe de consultar a página oficial neste endereço:
http://www.childprotection.gov.lk/home.html
Margarida Nunes
Todos nós nascemos livres III
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Uma caixa cheia de emoções
domingo, 22 de novembro de 2009
Todos nós nascemos livres II
...Mas nem todos podemos usar essa liberdade!
Margarida Nunes
Todos nós nascemos livres
No caminho dos Direitos, aqui fica uma edição para crianças, com excelentes ilustrações.
Margarida Nunes
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
As nossas e as vossas crianças
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Cubo mágico
Criança de 6 anos monta cubo mágico em 37 segundos.
Criança de 3 anos monta cubo mágico em 114 segundos.
Via Gafanhoto.com.br
Criança de 1 ano e meio monta cubo mágico em 1 minuto.
Curiosidades
O cubo de Rubik possui 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintiliões (português europeu) ou quintilhões (português brasileiro) (Escala curta)/43 triliões (português europeu) ou trilhões (português brasileiro) (Escala longa) de combinações possíveis diferentes.
Se alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de 10 por segundo, demoraria 136.000 anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação.
Ernő Rubik, inventor deste quebra-cabeça, demorou um mês a resolver o cubo pela primeira vez.
Mas como é fácil resolver o cubo (como podemos constatar pelos vídeos) foi criado o Petaminx, que tem 12 faces (101 pedaços em cada um) para serem organizadas. Este então deve ser a piece of cake !
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
UMA PARTILHA
Relativamente ao tema ainda tão recente sobre o "Dia Mundial do NÃO fumador",
divulgamos e partilhamos este trabalho realizado pelas nossas crianças, orientadas pela Educadora, a Estagiária de Mestrado da E.S.E de Bragança e a Zézé.
Pulmões de fumadores e pulmões de não fumadores
Fizemos pasta de serrim, usando cola branca e tinta de duas cores, vermelha e preta.
Caixinhas
Há alguns dias atrás partilhamos estas caixinhas no blog IDEIAZINHA. Hoje encontramos mais uma ideia que nos agradou bastante, histórias aos cubos criadas pela sala fixe. Uma ideia a (re)criar.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
VIVER SEM FUMO
Dia 17 de Novembro é o "DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR".
Segundo a OMS, poder-se-ia evitar a "praga" que é fumar passivamente, inalando o fumo dos fumadores activos, pois parece ser a terceira causa de morte no mundo.
PARECEM APENAS FRASES FEITAS, MAS NÃO, PENSE NISTO:
FUMAR PASSIVAMENTE, PODE CAUSAR MAIS DOENÇAS, QUE FUMAR ACTIVAMENTE.
FUMAR FAZ MAL À SUA SAÚDE E DE TODOS OS QUE O RODEIAM.
LEMBRE-SE SEMPRE "FUMAR MATA".
PENSE EM SI E NOS OUTROS.
VALE A PENA VER ESTE SLIDESHARE.
BY:domingosmor
Declaração dos Direitos da Criança
No próximo dia 20 de Novembro comemora-se o 50º aniversário da Declaração dos Direitos da Criança.
http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http://www.dgidc.min-edu.pt/
http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http://www.dgidc.min-edu.pt/