Esta possibilidade de partilharmos, reflectirmos e interligarmos os temas é um dos aspectos que mais me agrada na blogosfera. A capacidade que muita(o)s de nós temos de nos mantermos em sintonia no mundo virtual continua a deliciar-me. Delicioso é também o vídeo que aqui deixo e muito obrigada à Margarida por retomar o fio à meada.
A propósito da leitura proposta pela Glicéria, mais uma achega, também na China e na Índia. Mas poderia ser na Birmânia ou no Darfur ... ou ... ou ...
Margarida Nunes
Por elas e para elas (as crianças) considerei que deveria gerir o meu tempo a fim de ler isto com a atenção que merece. Achei que devia partilhar convosco estas minhas leituras. Preocupei-me em encontrar um texto em português, neste caso português do Brasil. Caso venham a ler, não deixem de reflectir um pouco sobre o assunto, primeiro porque numa época em que, a irreflexão parece ser uma das características do nosso tempo, reforço mais uma vez que todo e qualquer exercício que nos leve a pensar contribui para o desenvolvimento das nossas capacidades e competências. É tudo uma questão de hábito e vontade. E os profissionais da Educação, neste caso específico, os educadores de infância só tem a ganhar e nada a perder.
Curiosidades
O cubo de Rubik possui 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintiliões (português europeu) ou quintilhões (português brasileiro) (Escala curta)/43 triliões (português europeu) ou trilhões (português brasileiro) (Escala longa) de combinações possíveis diferentes.
Se alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de 10 por segundo, demoraria 136.000 anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação.
Ernő Rubik, inventor deste quebra-cabeça, demorou um mês a resolver o cubo pela primeira vez.
Mas como é fácil resolver o cubo (como podemos constatar pelos vídeos) foi criado o Petaminx, que tem 12 faces (101 pedaços em cada um) para serem organizadas. Este então deve ser a piece of cake !
Relativamente ao tema ainda tão recente sobre o "Dia Mundial do NÃO fumador", divulgamos e partilhamos este trabalho realizado pelas nossas crianças, orientadas pela Educadora, a Estagiária de Mestrado da E.S.E de Bragança e a Zézé.
Pulmões de fumadores e pulmões de não fumadores
Fizemos pasta de serrim, usando cola branca e tinta de duas cores, vermelha e preta.
Há alguns dias atrás partilhamos estas caixinhas no blog IDEIAZINHA. Hoje encontramos mais uma ideia que nos agradou bastante, histórias aos cubos criadas pela sala fixe. Uma ideia a (re)criar.
Dia 17 de Novembro é o "DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR". Segundo a OMS, poder-se-ia evitar a "praga" que é fumar passivamente, inalando o fumo dos fumadores activos, pois parece ser a terceira causa de morte no mundo.
PARECEM APENAS FRASES FEITAS, MAS NÃO, PENSE NISTO:
FUMAR PASSIVAMENTE, PODE CAUSAR MAIS DOENÇAS, QUE FUMAR ACTIVAMENTE. FUMAR FAZ MAL À SUA SAÚDE E DE TODOS OS QUE O RODEIAM. LEMBRE-SE SEMPRE "FUMAR MATA". PENSE EM SI E NOS OUTROS.
No próximo dia 20 de Novembro comemora-se o 50º aniversário da Declaração dos Direitos da Criança.
Um olhar rápido pelos feeds e constato que nenhum blog da nossa área já fez referência ao assunto. Provavelmente será, como é habitual, elaborado um post a afixar no dia do aniversário e serão feitas algumas inferências. Surpreende-me verificar que o Magusto, o Outono e o Natal tenham mais "direitos" do que os direitos da criança e estejam neste momento em destaque na maioria dos blogs, como se os jardins-de-infância só funcionassem por estações do ano e eventos relacionados com as mesmas e, que nós de tanto sermos bombardeados com este tipo de comemorações até nos esquecemos que existem outros assuntos que merecem, pelo menos, igual tratamento.