Por Glicéria Gil
domingo, 11 de outubro de 2009
COMO LAVAR AS MÃOS
sábado, 10 de outubro de 2009
10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental
por Rute Moura
No debate "Saúde Mental nos Cuidados de Saúde Primários: melhorar o tratamento e promover a saúde mental", realizado hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, a ministra da Saúde, Ana Jorge, apelou para "uma maior articulação entre especialistas na área da saúde mental infantil e aqueles que acompanham a infância possibilitando um melhor conhecimento desta área, evitando tratamentos desnecessários".
A ministra alertou ainda para "os riscos de tratamentos inadequados em crianças por erro de diagnóstico e falta de articulação entre especialistas e técnicos de outras áreas."
No debate "Saúde Mental nos Cuidados de Saúde Primários: melhorar o tratamento e promover a saúde mental", realizado hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, a ministra da Saúde, Ana Jorge, apelou para "uma maior articulação entre especialistas na área da saúde mental infantil e aqueles que acompanham a infância possibilitando um melhor conhecimento desta área, evitando tratamentos desnecessários".
A ministra alertou ainda para "os riscos de tratamentos inadequados em crianças por erro de diagnóstico e falta de articulação entre especialistas e técnicos de outras áreas."
Fonte: Lusa
Vivam, vivam, vivam as mãos lavadinhas.
Sabonete E Sabão
View more presentations from Lenitapg.
A história original foi publicada aqui e a adaptação em http://sementesmagicas.blogspot.com/
A história original foi publicada aqui e a adaptação em http://sementesmagicas.blogspot.com/
Semana Mundial do Aleitamento Materno - 5 de Outubro a 11 de Outubro
Segundo a OMS(2001), o leite materno é o alimento ideal para os bebés e crianças pequenas.
Benefícios para os bebés
- Promove o crescimento e o desenvolvimento;
- Protege de problemas respiratórios e intestinais;
- Favorece o desenvolvimento da face e boca;
- Potencia o desenvolvimento intelectual e aprendizagem;
- Optimiza a relação mãe-filho;
- Os bebés prematuros e doentes recuperam melhor;
- Reduz o risco de asma e eczema;
- Reduz o risco de obesidade e diabetes.
Benefícios para as mães
- Beneficia a saúde da mãe:
- Reduz a hemorragia pós-parto e o risco de anemia;
- Reduz o risco de cancro da mama, ovário, útero;
- Reduz o risco de osteoporose;
- Alimentação prática, sempre pronta, temperatura ideal, higiénica e segura.
Benefícios para as mães e família
- Alimentação económica;
- Reduz os gastos da família em leite: é preciso cerca de 20 kg de leite artificial= 280 € + água, gás, luz e tempo;
- Reduz gastos em medicação para o bebé;
- Mãe/pai faltam menos ao trabalho por doença do bebé;
- Alimentação amiga do ambiente - menos poluente, menos gastos de energia e materiais.
Benefícios para os infantários/creches
- O bebé adoece menos;
- "As fraldas cheiram menos mal";
- O bebé regurgita menos;
- Ambiente menos contaminado.
Fórmula/leite artificial
- Pretende "imitar" a composição do leite materno;
- Não confere protecção específica (imunidade) mãe/filho;
- Maior risco de alergias;
- Não é estéril, há risco de contaminação no fabrico;
- Risco de preparação incorrecta - erros nas doses, condições do material necessário.
Recomendações da OMS
O aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebé e manter a amamentação após esta idade, junto com os alimentos complementares, até aos dois anos de idade ou mais.
O aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebé e manter a amamentação após esta idade, junto com os alimentos complementares, até aos dois anos de idade ou mais.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Sobre a Educação Sexual e mais umas coisitas
Por Glicéria Gil
A APF realizou um encontro sobre a temática da Educação Sexual nas Escolas que para além das comunicações também disponibiliza Kits. E a propósito dos materiais tipo pronto-a-vestir não esqueçamos que temos duas mãos, uma cabeça e um coração e, construir os nossos próprios materiais será uma boa aposta em termos de adequação desses materiais à nossa realidade educativa. E depois nada se compara com a satisfação que adultos e crianças sentem durante e após processo de construção. Vamos lá ver se a equipa que se irá constituir aqui está motivada e empenhada em construir os seus próprios materiais. A internet ao ser uma ferramenta facilitadora, onde tudo existe e tudo se encontra, também possui as suas perversidades ... e o tempo que se perde à procura de papinha feita seria talvez melhor empregue em pensarmos pela nossa cabeça, tentarmos encontrar a solução (e se tivermos que construir materiais que o façamos) e deixarmos um pouco aquela tendência de querermos mostrar e partilhar tudo. Quando o fazemos estamos a limitar a capacidade de expressão dos outros e a fomentar cada vez mais o consumo aqui e agora. Nem temos que nos preocupar porque haverá sempre alguém que irá disponibilizar aquilo que nos faz falta no momento. E não somos nós que apregoamos aos quatro ventos que estamos a educar as crianças para serem críticas, criativas, reflexivas e empreendedoras?
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
A Lagartinha muito comilona
Há livros que são maravilhosos e que nos ajudam a fazer imensas descobertas. "A lagartinha muito comilona" do Eric Carle e editado pela Kalandraka é um deles.
Com ele pudemos:
- aprender os dias da semana e a sua sequência
- fazer contagens até cinco
- aprender os números até cinco e associa-los á quantidade que representam
- fazer jogos sensoriais tentando descobrir os sabores dos diversos frutos
- conversar sobre os alimentos saudáveis e não saudáveis
- observar a simetria das asas da borboleta
- recordar o ciclo de vida da borboleta
- fazer sequências lógicas
Deixo-vos o filme original desta história que acho maravilhoso
Recursos que podem utilizar:
Alimentos Saudáveis/Alimentos não saudáveis
Matemática
Ciclo de vida da borboleta / material
A borboleta colorida
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
No dia do Professor fica bem ...
domingo, 4 de outubro de 2009
Recursos pedagógicos
O skoool Portugal é um recurso pedagógico vasto que os professores podem usar de forma inventiva e criativa na sala de aulas para acrescentar valor às suas aulas de Matemática e Ciências. Muito embora concebido para os 2º e 3º Ciclos, ao nível das Ciências tem potencialidades que podem ser úteis aos educadores de infância.
Para conhecer melhor, clique no logótipo.
Mameshiba!
"When you kiss, 200 million bacteria are passed on from mouth to mouth each second.”
Analogias: para reflectir, a propósito , por exemplo , da gripe.
Surpreendentemente estranho.
Publicado por Flávia Domingues
sábado, 3 de outubro de 2009
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
O Coelhinho e a Gripe Gripez
HISTÓRIA EM POWERPOINT PARTILHADA PELA PAULA GIL
View more presentations from cerita.
Texto e Ilustrações: Grupo de crianças do Jardim de Infância de Campinho- Reguengos de Monsaraz
Subscrever:
Mensagens (Atom)