sábado, 10 de outubro de 2009

O CADERNO


link para o caderno de actividades que aqui se apresenta e que foi publicado pelo Ministério da Educação
em 2002

Semana Mundial do Aleitamento Materno - 5 de Outubro a 11 de Outubro


Segundo a OMS(2001), o leite materno é o alimento ideal para os bebés e crianças pequenas.

Benefícios para os bebés
  • Promove o crescimento e o desenvolvimento;
  • Protege de problemas respiratórios e intestinais;
  • Favorece o desenvolvimento da face e boca;
  • Potencia o desenvolvimento intelectual e aprendizagem;
  • Optimiza a relação mãe-filho;
  • Os bebés prematuros e doentes recuperam melhor;
  • Reduz o risco de asma e eczema;
  • Reduz o risco de obesidade e diabetes.
Benefícios para as mães
  • Beneficia a saúde da mãe:
  • Reduz a hemorragia pós-parto e o risco de anemia;
  • Reduz o risco de cancro da mama, ovário, útero;
  • Reduz o risco de osteoporose;
  • Alimentação prática, sempre pronta, temperatura ideal, higiénica e segura.
Benefícios para as mães e família

  • Alimentação económica;
  • Reduz os gastos da família em leite: é preciso cerca de 20 kg de leite artificial= 280 € + água, gás, luz e tempo;
  • Reduz gastos em medicação para o bebé;
  • Mãe/pai faltam menos ao trabalho por doença do bebé;
  • Alimentação amiga do ambiente - menos poluente, menos gastos de energia e materiais.
Benefícios para os infantários/creches
  • O bebé adoece menos;
  • "As fraldas cheiram menos mal";
  • O bebé regurgita menos;
  • Ambiente menos contaminado.
Fórmula/leite artificial
  • Pretende "imitar" a composição do leite materno;
  • Não confere protecção específica (imunidade) mãe/filho;
  • Maior risco de alergias;
  • Não é estéril, há risco de contaminação no fabrico;
  • Risco de preparação incorrecta - erros nas doses, condições do material necessário.
Recomendações da OMS

O aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebé e manter a amamentação após esta idade, junto com os alimentos complementares, até aos dois anos de idade ou mais.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sobre a Educação Sexual e mais umas coisitas

Por Glicéria Gil

A APF realizou um encontro sobre a temática da Educação Sexual nas Escolas que para além das comunicações também disponibiliza Kits. E a propósito dos materiais tipo pronto-a-vestir não esqueçamos que temos duas mãos, uma cabeça e um coração e, construir os nossos próprios materiais será uma boa aposta em termos de adequação desses materiais à nossa realidade educativa. E depois nada se compara com a satisfação que adultos e crianças sentem durante e após processo de construção. Vamos lá ver se a equipa que se irá constituir aqui está motivada e empenhada em construir os seus próprios materiais. A internet ao ser uma ferramenta facilitadora, onde tudo existe e tudo se encontra, também possui as suas perversidades ... e o tempo que se perde à procura de papinha feita seria talvez melhor empregue em pensarmos pela nossa cabeça, tentarmos encontrar a solução (e se tivermos que construir materiais que o façamos) e deixarmos um pouco aquela tendência de querermos mostrar e partilhar tudo. Quando o fazemos estamos a limitar a capacidade de expressão dos outros e a fomentar cada vez mais o consumo aqui e agora. Nem temos que nos preocupar porque haverá sempre alguém que irá disponibilizar aquilo que nos faz falta no momento. E não somos nós que apregoamos aos quatro ventos que estamos a educar as crianças para serem críticas, criativas, reflexivas e empreendedoras?

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A Lagartinha muito comilona

Há livros que são maravilhosos e que nos ajudam a fazer imensas descobertas. "A lagartinha muito comilona" do Eric Carle e editado pela Kalandraka é um deles.
Com ele pudemos:
  • aprender os dias da semana e a sua sequência
  • fazer contagens até cinco
  • aprender os números até cinco e associa-los á quantidade que representam
  • fazer jogos sensoriais tentando descobrir os sabores dos diversos frutos
  • conversar sobre os alimentos saudáveis e não saudáveis
  • observar a simetria das asas da borboleta
  • recordar o ciclo de vida da borboleta
  • fazer sequências lógicas

Deixo-vos o filme original desta história que acho maravilhoso




Recursos que podem utilizar:

Alimentos Saudáveis/Alimentos não saudáveis

Matemática

Ciclo de vida da borboleta / material

A borboleta colorida

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

No dia do Professor fica bem ...

Por Glicéria Gil

... falarmos dos bons professores e lembrarmos-nos dos maus e dos assim-assim. Se estes não existissem não haveriam os bons ...

domingo, 4 de outubro de 2009

UMA SUGESTÃO










SOMOS IGUAIS, DIFERENTES

Recursos pedagógicos


O skoool Portugal é um recurso pedagógico vasto que os professores podem usar de forma inventiva e criativa na sala de aulas para acrescentar valor às suas aulas de Matemática e Ciências. Muito embora concebido para os 2º e 3º Ciclos, ao nível das Ciências tem potencialidades que podem ser úteis aos educadores de infância.
Para conhecer melhor, clique no logótipo.

Mameshiba!




"When you kiss, 200 million bacteria are passed on from mouth to mouth each second.”

Analogias: para reflectir, a propósito , por exemplo , da gripe.

Surpreendentemente estranho.

Via

Publicado por Flávia Domingues

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Coelhinho e a Gripe Gripez

HISTÓRIA EM POWERPOINT PARTILHADA PELA PAULA GIL

View more presentations from cerita.
Texto e Ilustrações: Grupo de crianças do Jardim de Infância de Campinho- Reguengos de Monsaraz

Histórias adaptadas

Por Glicéria Gil

Através da @rca comum tive conhecimento da história "O Coelhinho e a Gripe Gripez" adaptada pela Paula Gil que gentilmente a colocou à nossa disposição e que irei publicar em seguida. A pertinência da história é indiscutível, contudo o que mais me agradou foi a simplicidade da mesma, nomeadamente a sua ilustração. Qual é a criança e adulto que não gosta da história "O coelhinho que foi à horta buscar uma couvinha para fazer um caldinho, veio de lá a cabra cabrez saltou-lhe em cima e -lo em três ... " Provavelmente muitas das crianças que venham a ouvir a história adaptada poderão obter alguma segurança relativamente à GRIPE A, ou pelo menos interiorizar as várias fases da doença, os cuidados a ter, quer em termos de tratamento, quer em termos de prevenção. Uma história que recorre a animais é sempre uma história muito bem aceite pelas crianças e esta não deve fugir à regra. E esta história a par com outras que se vão construindo sobre o assunto da GRIPE A é uma mais-valia para a nossa prática educativa. Interessante seria também criar a nossa própria história, incluir os nossos próprios personagens, introduzir artefactos provenientes das nossas experiências de vida. Por vezes, a adaptação de determinados textos pode ser um pau de dois bicos. Se por um lado, temos a base principal da história que nos orientará na sequência e conteúdos a apresentar, por outro, ao introduzirmos artefactos novos provocamos aquilo que eu chamo por brincadeira "uma intenção sem intencionalidade" ou seja, temos a intenção de criar um texto novo, mas o que simplesmente fazemos é retocar uma história que se adapte ao que queremos transmitir naquele momento... parecendo que construímos algo de novo, que inovamos, mas simplesmente mudamos as palavras e as imagens. Por isso é tão difícil criar, quer um texto, quer uma ilustração.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

LER PELO PRAZER DE LER!

"...a arte de LER é exactamente igual à de tocar piano ou qualquer instrumento. Como se aprende a gostar de piano?
O gostar, começa exactamente por ouvir."
Rubem Alves

Momentos Jardins Saudáveis VI

Por Glicéria Gil

"No princípio era o Som e o Som fez-se Música e a Música fez-se Vida. Porque a Música penetra mais fundo na alma humana." Platão

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Contributos de profissionais de saúde na formação da criança e do adolescente nos jardins de infância e escolas

http://www.palmas.to.gov.br/secretaria/fotos/544.jpg

Os enfermeiros fazem parte dos profissionais de saúde que procuram dar assistência à criança, ao jovem e sua família na comunidade da qual são parte integrante.

Desenvolvem actividades de promoção e protecção da saúde, assim como de prevenção e recuperação de doenças.
São profissionais que devem estar altamente preparados
para actuar em todas as áreas da sociedade, entre elas hospitais, postos de saúde, fábricas, instituições de ensino (pré-primária, primária e secundária), entre outras.
Entre as medidas de promoção da saúde e prevenção destacam-se, como as mais importantes: a imunização, o aleitamento materno, a alimentação saudável e equilibrada, a higiene ambiental e pessoal para prevenção de disseminação de infecções em especial, a lavagem das mãos, a higiene nasal, a manutenção de ventilação no ambiente e a desinfecção de objectos manuseados pelas crianças (tão importante no contexto de pandemia da gripe A).

http://3.bp.blogspot.com/_jOSx2tnixxc/Sm8SZSv4YRI/AAAAAAAAJ5M/9u_S8CJGOPU/s400/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-eca-55-81-thumb-570.jpg

Constata-se que as atitudes e os comportamentos podem contribuir para amenizar os danos ao meio ambiente e construir um mundo melhor para se viver. Habitualmente os primeiros socorros também são abordados, nestes contextos , principalmente para que as crianças em situações de urgência e/ou emergência não tenham atitudes que prejudiquem as vítimas, tornando-se importante a informação e o esclarecimento acerca das dúvidas e medos que alguns mitos transmitem, assustando enormemente as crianças e adolescentes.
São também efectuados encontros com os pais procurando dar ênfase à importância das orientações a dar aos filhos e à necessidade de continuidade destes cuidados nos domicílios, destacando a importância da família como factor fundamental no desenvolvimento físico, psicológico e social da criança.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZ6aiqkJlyMKIOx4oa3BShKckQmHfGKtEX_TXPsnWKPv69pZpkpx01aWUaHFxPx9xS-MGifhbIFmhKOnGoM7w5WPRYn8pENadUR3VyOulrSsM5MQkj1QO-sqBDqiOpkWWQAUuJZMmV9rA/s400/DiadaCrianca.jpgAs instituições de educação infantil devem "garantir a qualidade não só no aspecto individual da educação e cuidados, mas também naqueles de ordem colectiva e epidemiológica que minimizem riscos à saúde e promovam o pleno crescimento e desenvolvimento das crianças" (Vico, 2001, p.17), o que justifica a presença dos enfermeiros nessas instituições, bem como de outros profissionais de saúde (médicos, psicólogos).
Nesse contexto, observa-se que os primeiros anos de vida da criança são um período de formação de hábitos, que poderão durar por toda a vida, tais como o cuidado de si e da própria saúde (Martins e Veríssimo, 2006).

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http://www.jornaldopontal.com.br/upload/news/Enfermeiros_do_PSF_fazem_traba.jpg
A instituição educativa é tida como um excelente lugar para a aplicação de programas de promoção da saúde, que podem contribuir para a melhoria das práticas de cuidados directamente oferecidos às crianças, bem como estimular a adopção de hábitos saudáveis desde a infância, tendo em atenção que a aplicação deverá ter em conta os contributos dos educadores de infância e dos professores que nela trabalham.

Publicada por Rosa Silvestre