domingo, 4 de outubro de 2009

Mameshiba!




"When you kiss, 200 million bacteria are passed on from mouth to mouth each second.”

Analogias: para reflectir, a propósito , por exemplo , da gripe.

Surpreendentemente estranho.

Via

Publicado por Flávia Domingues

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Coelhinho e a Gripe Gripez

HISTÓRIA EM POWERPOINT PARTILHADA PELA PAULA GIL

View more presentations from cerita.
Texto e Ilustrações: Grupo de crianças do Jardim de Infância de Campinho- Reguengos de Monsaraz

Histórias adaptadas

Por Glicéria Gil

Através da @rca comum tive conhecimento da história "O Coelhinho e a Gripe Gripez" adaptada pela Paula Gil que gentilmente a colocou à nossa disposição e que irei publicar em seguida. A pertinência da história é indiscutível, contudo o que mais me agradou foi a simplicidade da mesma, nomeadamente a sua ilustração. Qual é a criança e adulto que não gosta da história "O coelhinho que foi à horta buscar uma couvinha para fazer um caldinho, veio de lá a cabra cabrez saltou-lhe em cima e -lo em três ... " Provavelmente muitas das crianças que venham a ouvir a história adaptada poderão obter alguma segurança relativamente à GRIPE A, ou pelo menos interiorizar as várias fases da doença, os cuidados a ter, quer em termos de tratamento, quer em termos de prevenção. Uma história que recorre a animais é sempre uma história muito bem aceite pelas crianças e esta não deve fugir à regra. E esta história a par com outras que se vão construindo sobre o assunto da GRIPE A é uma mais-valia para a nossa prática educativa. Interessante seria também criar a nossa própria história, incluir os nossos próprios personagens, introduzir artefactos provenientes das nossas experiências de vida. Por vezes, a adaptação de determinados textos pode ser um pau de dois bicos. Se por um lado, temos a base principal da história que nos orientará na sequência e conteúdos a apresentar, por outro, ao introduzirmos artefactos novos provocamos aquilo que eu chamo por brincadeira "uma intenção sem intencionalidade" ou seja, temos a intenção de criar um texto novo, mas o que simplesmente fazemos é retocar uma história que se adapte ao que queremos transmitir naquele momento... parecendo que construímos algo de novo, que inovamos, mas simplesmente mudamos as palavras e as imagens. Por isso é tão difícil criar, quer um texto, quer uma ilustração.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

LER PELO PRAZER DE LER!

"...a arte de LER é exactamente igual à de tocar piano ou qualquer instrumento. Como se aprende a gostar de piano?
O gostar, começa exactamente por ouvir."
Rubem Alves

Momentos Jardins Saudáveis VI

Por Glicéria Gil

"No princípio era o Som e o Som fez-se Música e a Música fez-se Vida. Porque a Música penetra mais fundo na alma humana." Platão

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Contributos de profissionais de saúde na formação da criança e do adolescente nos jardins de infância e escolas

http://www.palmas.to.gov.br/secretaria/fotos/544.jpg

Os enfermeiros fazem parte dos profissionais de saúde que procuram dar assistência à criança, ao jovem e sua família na comunidade da qual são parte integrante.

Desenvolvem actividades de promoção e protecção da saúde, assim como de prevenção e recuperação de doenças.
São profissionais que devem estar altamente preparados
para actuar em todas as áreas da sociedade, entre elas hospitais, postos de saúde, fábricas, instituições de ensino (pré-primária, primária e secundária), entre outras.
Entre as medidas de promoção da saúde e prevenção destacam-se, como as mais importantes: a imunização, o aleitamento materno, a alimentação saudável e equilibrada, a higiene ambiental e pessoal para prevenção de disseminação de infecções em especial, a lavagem das mãos, a higiene nasal, a manutenção de ventilação no ambiente e a desinfecção de objectos manuseados pelas crianças (tão importante no contexto de pandemia da gripe A).

http://3.bp.blogspot.com/_jOSx2tnixxc/Sm8SZSv4YRI/AAAAAAAAJ5M/9u_S8CJGOPU/s400/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-eca-55-81-thumb-570.jpg

Constata-se que as atitudes e os comportamentos podem contribuir para amenizar os danos ao meio ambiente e construir um mundo melhor para se viver. Habitualmente os primeiros socorros também são abordados, nestes contextos , principalmente para que as crianças em situações de urgência e/ou emergência não tenham atitudes que prejudiquem as vítimas, tornando-se importante a informação e o esclarecimento acerca das dúvidas e medos que alguns mitos transmitem, assustando enormemente as crianças e adolescentes.
São também efectuados encontros com os pais procurando dar ênfase à importância das orientações a dar aos filhos e à necessidade de continuidade destes cuidados nos domicílios, destacando a importância da família como factor fundamental no desenvolvimento físico, psicológico e social da criança.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZ6aiqkJlyMKIOx4oa3BShKckQmHfGKtEX_TXPsnWKPv69pZpkpx01aWUaHFxPx9xS-MGifhbIFmhKOnGoM7w5WPRYn8pENadUR3VyOulrSsM5MQkj1QO-sqBDqiOpkWWQAUuJZMmV9rA/s400/DiadaCrianca.jpgAs instituições de educação infantil devem "garantir a qualidade não só no aspecto individual da educação e cuidados, mas também naqueles de ordem colectiva e epidemiológica que minimizem riscos à saúde e promovam o pleno crescimento e desenvolvimento das crianças" (Vico, 2001, p.17), o que justifica a presença dos enfermeiros nessas instituições, bem como de outros profissionais de saúde (médicos, psicólogos).
Nesse contexto, observa-se que os primeiros anos de vida da criança são um período de formação de hábitos, que poderão durar por toda a vida, tais como o cuidado de si e da própria saúde (Martins e Veríssimo, 2006).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZ6aiqkJlyMKIOx4oa3BShKckQmHfGKtEX_TXPsnWKPv69pZpkpx01aWUaHFxPx9xS-MGifhbIFmhKOnGoM7w5WPRYn8pENadUR3VyOulrSsM5MQkj1QO-sqBDqiOpkWWQAUuJZMmV9rA/s400/DiadaCrianca.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZ6aiqkJlyMKIOx4oa3BShKckQmHfGKtEX_TXPsnWKPv69pZpkpx01aWUaHFxPx9xS-MGifhbIFmhKOnGoM7w5WPRYn8pENadUR3VyOulrSsM5MQkj1QO-sqBDqiOpkWWQAUuJZMmV9rA/s400/DiadaCrianca.jpg
http://www.jornaldopontal.com.br/upload/news/Enfermeiros_do_PSF_fazem_traba.jpg
A instituição educativa é tida como um excelente lugar para a aplicação de programas de promoção da saúde, que podem contribuir para a melhoria das práticas de cuidados directamente oferecidos às crianças, bem como estimular a adopção de hábitos saudáveis desde a infância, tendo em atenção que a aplicação deverá ter em conta os contributos dos educadores de infância e dos professores que nela trabalham.

Publicada por Rosa Silvestre

Doença Niemann-Pick C (NPC)



Deixo-vos aqui um site sobre esta doença rara - Niemann-Pick C (NPC) - É uma doença metabólica, de origem hereditária, que se caracteriza basicamente pela acumulação de níveis excessivos de colesterol e glicolípidos nos lisossomas do fígado, no baço ou no cérebro.

Como consequência dessa acumulação excessiva, ocorre um aumento do tamanho do fígado e/ou do baço (hepatoesplenomegália) e várias alterações neurológicas que afectam a capacidade intelectual e motora, provocando uma demência progressiva. É, por isso, comum a comparação da NPC com a doença de Alzheimer, sendo assim conhecida por “Alzheimer das crianças”. A NPC manifesta-se normalmente na idade escolar, sendo fatal, na maioria dos casos, antes dos 20 ou até mesmo 10 anos de idade.

Em Portugal, um estudo revelou que em cada 100.000 portugueses, 2,2 são afectados. Pensa-se, contudo, que a NPC esteja subdiagnosticada – devido ao desconhecimento da própria doença – e que existam mais casos.

Gripe A - Pictogramas



Publicado por Flávia Domingues - www.palavrasmenores.blogspot.com

domingo, 27 de setembro de 2009

PNL lança novo livro digital sobre a Gripe A

por rute moura

De certo é mais um livro que pode ajudar não só os educadores mas também os pais a agir contra a gripe A.

Leia e oiça aqui


Já sei que a gripe A chegou
Mas eu estou bem preparado:
lavo mil vezes as mãos,
a toda a hora, em todo o lado...
Eu quero estar protegido,
e e fácil ter cuidado!
Lavo mil vezes as mãos,
a toda a hora em todo o lado...

este post também foi publicado no Jardim das Cores

Se não leu, aconselho-o vivamente que o faça, as crianças irão adorar ouvir. Porque nao uma reflexão em grupo, com as crianças?



Jardim da Celeste

Consciência Emocional


As Emoções




by Jord∂n∂ ∂m∂r∂nth∂

Descarregar aqui

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Despertar para a Ciência e Alimentação

Disponibilizam-se alguns materiais/recursos de suporte à exploração de actividades relacionadas com plantas, nomeadamente a distinção entre fruto e legume, reconhecendo que alguns frutos são usados, no dia-a-dia, como fruta ou legume.
A base é o documento »despertar para a Ciência - Actividades dos 3 aos 6», do ME/DGIDC