segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pensamento infantil e os fenómenos naturais

Por Andreia Aleixo

Crianças de 3 a 6 anos explicam o funcionamento de alguns fenómenos naturais. A educadora Monique Deheinzelin comenta as falas, indicando como elas revelam a forma de pensar das crianças pequenas.

Vídeo produzido pela revista Nova Escola (Brasil)



terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sou assim um pouco insistente, mas que hei-de fazer é feitio

Estava eu a codificar o meu questionário e não é que reparei que a(o)s educadora(e)s do distrito da Guarda, Portalegre,Évora, Vila Real e Viana do Castelo estiveram de "férias" e foram pouca(o)s os que o preencheram. Não pode ser! Quero lá ter dados "coxos"! Vão-me dizer que existem mais educadores em Lisboa e Porto do que nos outros distritos. Tudo bem concordo, mas mesmo assim deve andar por aqui alguém (educador) daquelas bandas disposto a colaborar...
Vai daí resolvi apelar ... se estiver farta(o)do dolce fare niente da época clique no questionário que está no final deste texto.
E já agora por onde andam os 300 educadores do género masculino? Certamente a apanhar banhos de sol. Fazem bem que eu procuro fazer o mesmo.
BOAS FÉRIAS!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vai sendo tempo de nos irmos preparando

Para os próximos tempos ... Altura de prevenirmos, actuarmos e de acreditarmos que está nas nossas mãos e nas nossas cabeças minimizarmos o desenvolvimento da pandemia (Gripe A). Não irei aqui referir sobre como devemos actuar. Penso que a informação que por aí circula é mais do que suficiente para nos sentirmos minimamente informados. Porém, a vida ensinou-me que as "distracções" suplantam a racionalidade de seres pensantes e actuantes. E para os que ainda estão em "Março de 2009", nunca é demais lembrar que a DGIDC divulgou aqui cartazes, boletins informativos, planos de contingência e links que nos dão toda a informação necessária. Será altura de irmos planeando a nossa intervenção já a partir do dia 1 de Setembro, nos Jardins-de-Infância, Creches e Escolas onde exercemos funções. Há muito trabalho para fazer, quer com as famílias e crianças, quer com pessoal auxiliar e outro.
E como já neste blog referi, este será sem dúvida um começo de ano lectivo de que não temos memória, apesar de estarmos cerca de 8 semanas atrás do Reino Unido e Espanha no que à evolução da pandemia diz respeito. Utilizemos esse tempo em nosso proveito para aprendermos com a experiência dos outros. Sejamos pró-activos.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ACIDENTES

COMO PROCEDER EM CASO DE QUEDA

Ferimentos ligeiros
Lave com água e sabão, desinfecte e faça penso. É importante saber se a criança tem a vacina contra o tétano actualizada.
Ferimentos graves
Suspeita de fractura: recorra ao serviço de saúde da área.
Em quedas muito graves
Deve-se chamar de imediato uma ambulância.


COMO PROCEDER EM CASO DE QUEIMADURA

Não ponha nas queimaduras nem álcool, nem pomadas, nem gorduras, nem dentífricos.
Proteja com penso esterilizado ou compressa própria.
Queimaduras superficiais podem molhar-se com água fria.
Se a roupa está a arder enrole a criança numa toalha molhada.
Se a criança se queimou com líquido dispa-a imediatamente.


COMO PROCEDER EM CASO DE SUFOCAÇÕES

Procure retirar o objecto que provoca asfixia; tente colocar a criança com a cabeça para baixo procurando fazer sair o objecto asfixiante.

COMO PROCEDER EM CASO DE INTOXICAÇÃO
Telefone para o Centro de Intoxicações 808 250 143 para saber como actuar em cada caso e dirija-se ao hospital.
Dê uma bebida açucarada em caso de ingestão de álcool.
Não dê sistematicamente bebidas.
Não provoque o vómito se a criança ingeriu uma substância cáustica.

domingo, 26 de julho de 2009

Pequenos Filósofos

Por Palavras M
Filósofia para crianças:

... porque pensar é divertido!



Colecção : Pequenos Filósofos
Autor: Óscar Brenifier
Edicare Editora

“As crianças fazem perguntas, todo o género de perguntas, e normalmente são perguntas importantes. O que fazer com essas perguntas? É necessário que os pais lhes dêem resposta? Por que razões deveriam eles responder em vez das crianças? ” ( aqui)
"As crianças que têm filosofia são mais conscientes de si mesmas, mais tranquilas e, ao mesmo tempo, mais cuidadosas quando escutam os outros, mais capazes de desenvolver um pensamento crítico. São crianças que conseguem examinar uma ideia, que conseguem escutar os outros e concentrar-se com mais facilidade. A filosofia para crianças não é só uma disciplina. É mais do que isso. É transversal a várias áreas do conhecimento...

... Porque é importante saber pensar!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Para os mais apressados ...

... que por aqui passaram e não tiveram a oportunidade de visualizar este vídeo, e conhecer o blog das suas autoras trago novamente para a 1ª página, o conteúdo deste post pela relevância do mesmo e, para que os nossos colegas (e não só) tenham oportunidade de conhecer/rever uma actividade que foi desenvolvida no Jardim-de-Infância de Vermoim a propósito do livro "O ponto" e, que já mereceu o reconhecimento da editora Bruaá, Peter Reynolds e não só. O blog Jardins Saudáveis saúda a Flávia, a Teresa e respectivas crianças pelos belos momentos de criatividade que nos proporcionaram. Que seja uma fonte de inspiração para todos nós! Foi (e esperamos que continue) um privilégio poder contar com a vossa colaboração!

domingo, 19 de julho de 2009

As cem linguagens da criança



A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos.
Cem linguagens.
Cem maneiras de pensar, de jogar e de falar.
Sempre cem.
Cem maneiras de escutar, de maravilhar-se, de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois mais cem, cem, cem)
Mas tiraram-lhe noventa e nove.
A escola e a sociedade separam a cabeça do resto do corpo.
Dizem-lhe: para pensar sem as mãos
para fazer sem a cabeça
para escutar e não falar
para compreender sem alegria
para amar e maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: para descobrir um mundo que já existe
E de cem
tiram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação, o céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não combinam.
Dizem-lhe, enfim, que as cem não existem
A criança diz:
Ao contrário,
As cem existem.
(Tradução minha. Preferível original ou tradução em inglês)


quinta-feira, 16 de julho de 2009

Um camaleão e uns pares de óculos


O nome "Camaleão" significa "leão da terra", e é derivado das palavras gregas Chamai (na terra, no chão) e leon (leão).

Para muitas crianças este será um vídeo bem interessante ,,, em especial se
ainda não tiverem tido a oportunidade de observar ou ter um camaleão.
E acredito que para a maioria será uma surpresa e agudizará a vontade de
saber mais. Já estou a "imaginar" as potencialidades dum projecto desta
natureza.

domingo, 12 de julho de 2009

e-Bug

Poster do Projecto e-Bug, II Encontro de EPS, Lisboa, 10/07/09

No II Encontro de Educação e Promoção da Saúde que se realizou no passado dia 10 no Centro de Congressos de Lisboa conheci o projecto e-Bug, projecto europeu de Educação para a Saúde. Vasculhando o site, disponibilizado em várias línguas, pode-se encontrar informação, materiais e jogos destinados a crianças e jovens entre os 9 e os 16 anos. Atendendo à nossa enorme capacidade de criar e adaptar materiais e, dado que o inicio do próximo ano irá pautar-se por uma enorme preocupação em termos de prevenção da Gripe A, já estou a antever que os habituais temas que costumam ser explorados nessa altura do ano (outono, socialização, integração no JI, etc) sofram profundas alterações em termos de abordagem de conteúdos e, se centrem na actual realidade. O e-Bug é mais um recurso a conhecer. O email:ebug.portugal@gmail.com

terça-feira, 7 de julho de 2009

Alguém escreveu

SER EDUCADORA...

Ser Educadora é ser artista, malabarista, pintora, escultora, doutora, musicóloga, psicóloga...
É ser mãe, pai, irmã, avó.
É ser palhaço, estilhaço, espantalho, bagaço...
É ser ciência e paciência...
É ser informação. É ser acção.
É ser bússola, é ser farol, é ser luz, é ser sol.
Incompreendida?... Muito.
Ser Educadora... É um vício ou vocação?
É outra coisa... É ter nas mãos o mundo de Amanhã.
Amanhã. As crianças vão-se...
E ela a mestre de mãos vazias fica com o coração partido.
Recebe novas crianças, novos olhinhos ávidos de cultura.
E ela, a Educadora vai despejando com toda a ternura, o saber, a orientação nas cabecinhas novas, que amanhã luzirão no firmamento da Pátria.
Fica a saudade...
A amizade.
O pagamento real?
Só na eternidade.

Autor: Alguém. Mas quem?

sexta-feira, 3 de julho de 2009

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A solução para o ensino da Matemática


Arthur Benjamim, demonstra nesta apresentação intitulada "AB does mathemagic" a sua excelente performance na área do cálculo mental. Interessante é esta sua proposta para o ensino da Matemática.

Promessas

As vozes das crianças e jovens ... desejos ocultos ... desejos expostos... para reflectir... para melhorar

quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Roda


Uma brincadeira virtual. Rede. Cooperação. Eu, tu, nós. Visão idealizada. Simbologia. Solidariedade. Responsabilidade. Abertura.
Para "brincar" clicar aqui