quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dia Mundial da Voz - 16 de Abril de 2009


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Voz, um dia que nos recorda os cuidados que devemos ter para com o nosso aparelho vocal.

É importante que, desde cedo, também as crianças se apercebam que há comportamentos correctos e incorrectos para com a voz e que estes podem trazem boas ou más consequências.

Aqui ficam alguns maus hábitos a evitar:

- Falar demais (não dar descanso à voz);
- Falar demasiado alto / gritar;
- Estar exposto a diferenças de temperatura;
- Beber líquidos gelados / ingerir alimentos demasiado frios;
- Ter uma postura incorrecta, com as costas dobradas;
- Fumar;
- Frequentar ambientes poluídos.

Pelo contrário, há hábitos saudáveis que ajudam a preservar a voz:

- O descanso durante, pelo menos, 8 horas por noite;
- Falar num tom médio;
- Descansar a voz durante algum tempo, principalmente as pessoas que têm que falar muito, por exemplo, os docentes;
- Respeitar a vez dos outros falarem e não interromper as conversas;
- Fazer exercício físico e adoptar uma postura correcta;
- Beber bastante água à temperatura ambiente, 5 a 6 copos por dia.

Para mais informações sobre este assunto, espreitem:

http://www.diamundialdavoz.com/site_dmv/home.asp, onde podem visitar a Fábrica da Voz em vídeo e conhecer melhor tudo o que lhe diz respeito.

http://jardimdecruzeiro.blogspot.com, onde podem conhecer as actividades desenvolvidas neste âmbito, bem como duas apresentações em Powerpoint sobre a mesma temática.

E não se esqueçam, sejam Amigos da Voz, cuidem bem da vossa voz!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Cariolina e o Tartarino


Clicar para visualizar. O download pode ser feito aqui. 

Esta história foi adaptada pela Elisabete Antunes que gentilmente a enviou para publicação aqui no Jardins Saudáveis. 

Os meus, os teus e os nossos amigos


Neste tempo de recomeço/regresso é muito bom rever os amigos (em especial para quem esteve de férias/interrupção). Ao longo do 1º e 2º períodos, as crianças tiveram oportunidades de fazer amigos, criar laços e estabelecer cumplicidades. Para mim, o 3º período é o período por excelência para a integração de projectos na área da Saúde Emocional onde os afectos e os relacionamentos com os outros são o alvo da nossa intervenção. Fica aqui esta sugestão. 

O corpo a brincar



O Corpo a Brincar é um projecto de Educação Sexual no Jardim-de-Infância que foi elaborado no ano de 2007/08 pela EBS de Madalena do Pico (Açores). 

terça-feira, 14 de abril de 2009

Sexualidade na Infância

O Colectivo de Harimaguada (Junta de Andalucia) elaborou, há alguns anos, um conjunto de brochuras sobre várias temáticas relativas à Educação Afectivo-Sexual na Infância. Cada temática é fundamentada e acompanhada por vários exemplos práticos, que se podem transformar em excelentes propostas de trabalho. Acompanha, ainda, as brochuras um guia para o Educador.

Ainda da Junta de Andalucia, onde há longos anos se desenvolvem projectos de Educação Sexual em Infância, mais alguns documentos para Educadores e Pais:

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Gravidez - Recursos

Imagens sugestivas para utilização na abordagem do tema da gravidez.
Apesar de terem sido já publicadas no EducanaWeb, penso que não poderiam deixar de constar nos Jardins Saudáveis.
Tantas dúvidas! Tanta curiosidade!
Há tantas coisas para explicar!
(clique nas imagens para abrir)
Espermato...quê?!
Afinal, as sementinhas têm nome!

Que ar tão satisfeito! Porque será?

E a barriga vai crescendo, crescendo, crescendo...

Às vezes cresce muito para caberem dois bebés!

Primeiro parece um feijãozinho mas depois vai crescendo e começa a ver-se que é um bebé!


Sugestão de leitura:

O Joca da marmelada



domingo, 12 de abril de 2009

A mulher que vivia numa bota


Era uma vez uma mulher que vivia numa bota
Todos os dias os filhos batiam-lhe à porta  
Dava-lhes sopa com pão 
e mandava-os para a cama cantando uma canção

Adenda: No Abrir e Fechar pode fazer o download de outra apresentação

Dia 23 de Abril, dia mundial do livro


Aceite o nosso desafio... torne o folhear do livro, os momentos de leitura e de escuta, momentos saudáveis na vida das crianças... porque dão prazer, porque contribuem para o bem-estar, porque favoreçem o desenvolvimento de capacidades e habilidades...
No dia 7 de Abril comemorou-se o Dia Mundial da Saúde e no dia 23 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Livro. Uma sugestão para a comemoração destes eventos é a elaboração de livros temáticos que integrem o conceito "LER+ é saudável". 
Divulgue no seu blog/página, divulgue aqui no Jardins Saudáveis, contribua para que cada vez mais crianças e adultos valorizem e respeitem o livro... 

sábado, 11 de abril de 2009

Quantos dentes?

Download aqui

Na perspectiva de construção de livro e/ou jogo, esta é a segunda sugestão para trabalhar com as crianças conceitos específicos. A primeira intitulou-se "És capaz de encontrar os ovos?" e já há alguns dias que se encontra disponível no blog Ideiazinha. Continuamos assim a apresentar aqui no Jardins Saudáveis e no Ideiazinha materiais que podem ajudar na exploração da temática da Saúde Oral. Esperamos que os mesmos sejam úteis e possam vir a ser utilizados pelas crianças pelo que gostaríamos, se for caso disso, de obter algum feedback no que respeita à sua utilização. De um modo geral não inserimos grandes explicações, nem instruções no que respeita à sua realização, deixando assim aos leitores uma maior liberdade e criatividade. 

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O que pensam os educadores sobre a Saúde Oral no JI?

Terminou hoje a sondagem que foi colocada neste blog para conhecer as opiniões dos leitores sobre a escovagem dos dentes no Jardim-de-Infância. 
A razão porque esta questão foi colocada teve a ver com o facto das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) referirem que a Educação para a Saúde (EpS) e a Higiene fazem parte do dia-a-dia do Jardim-de-Infância. 
Por seu lado, o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral especifica que a escovagem dos dentes deve ser efectuada duas vezes ao dia, sendo uma delas, obrigatoriamente, antes de deitar, ficando assim a higiene oral das crianças a cargo e responsabilidade das famílias. Porém, o programa visa ir ao encontro da meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ou seja, em 2020, 80% das crianças devem estar livres de cárie.  Ora, se as crianças só efectuarem duas escovagens por dia (e aqui estamos a ser bastante benevolentes) será difícil alcançar essa meta caso não sejam realizadas outro tipo de intervenções que ultrapassam a simples mas fundamental escovagem dos dentes. Mais uma vez a remediação em vez da prevenção...
Voltando à Educação de Infância e numa perspectiva da promoção da saúde oral em articulação com a intervenção familiar, será desejável que a EpS e a higiene oral estejam integradas no projecto curricular de sala. O Jardim-de-Infância pode (mas não é obrigado) com a colaboração da família e dos técnicos de saúde tornar a escovagem diária dos dentes um gesto de higiene e saúde. 
Porém, para que esta actividade se possa concretizar convenientemente, os jardins-de-infância devem possuir as condições físicas e humanas necessárias ao desenvolvimento de tal actividade. Os resultados da sondagem que, hoje aqui apresentamos vem mostrar que a escovagem dos dentes não é uma prática incondicionalmente aceite ao nível da Educação de Infância, tal como não o é ao nível dos outros graus de ensino. Nos dias de hoje e como resultado do tipo de padrão de vida social, as crianças almoçam 5 dias por semana fora de casa e portanto sem possibilidade de adquirirem hábitos de higiene oral (escovagem dos dentes após o almoço e lanche) com as eventuais consequências que daí possam resultar. 
Voltando à sondagem que aqui foi feita, sobressai uma questão fundamental e que exigiria uma análise e estudo aprofundado: O que é que contribui para que 41% dos educadores invistam pedagogicamente nesta área, enquanto 33% afirmam não o fazer por falta de condições e 25% rejeitam apriori a actividade por si só? 
Para terminar e sem o objectivo de cruzar dados apresentamos também os resultados dum estudo piloto que realizamos em 2008, onde os educadores foram questionados para saber se as actividades de EpS a desenvolver no JI deveriam ficar a cargo ou não das equipas de saúde escolar. Os dados obtidos mostram que 90% dos educadores consideram que a EpS é uma área da sua responsabilidade e que a mesma deve ser fruto da intervenção educativa, ou seja, a Promoção da Saúde e bem-estar das crianças são áreas do foro educativo.   

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jogo - Dentes de crocodilo


Jogo de identificação de sons

O download das imagens que permitem a construção do jogo pode ser feita aqui. Um bom complemento para o livro " Os crocodilos não lavam os dentes". 
Este jogo permite à criança explorar os sons das palavras representados em cada dente. Por exemplo, o crocodilo "bochechas" tem dentes que começam pelo som b... a criança identifica as imagens que começam pela letra b e vai colocá-las na boca do crocodilo como se exemplifica na imagem aqui ao lado. 

Momentos Jardins Saudáveis II

terça-feira, 7 de abril de 2009

Curiosidades ... sobre ovos



 
Todos nós sabemos que os ovos são muito nutritivos. Possuem proteínas, vitaminas(13) e minerais. Contêm apenas 75 calorias e 5 gramas de gordura. As gemas dos ovos são um dos poucos alimentos que possuem vitamina D. 

Curiosidades sobre o ovo...

* O mês de maio é considerado o "Mês Nacional do Ovo" (pelo menos nos Estados Unidos). Também se comemora o dia mundial do ovo na segunda sexta-feira do mês de Outubro. 

*Guardar os ovos nas embalagens de cartão ajuda a mantê-los frescos. 

*A galinha gira sobre o ovo cerca de cinquenta vezes por dia (assim a gema não adere à casca).

Dia Mundial da Saúde - Somos saudáveis, somos felizes!

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Saúde, dia em que as questões da saúde são mais abordadas, debatidas e lembradas por todos nós.
Aproveito este dia para relembrar a importância de que se revestem os primeiros anos da infância para a aquisição de algumas regras básicas de saúde e de conduta nos vários aspectos: físicos, mentais e sociais.
Para ter saúde é preciso garantir a condição de bem-estar . O jardim de infância não vive alheado a estas questões e tem um trabalho importante a fazer não só com os mais pequenos, mas também junto dos pais e comunidade em geral.

Cada vez mais temos consciência da relevância que assume o nosso papel enquanto elementos com responsabilidade determinante na divulgação de boas práticas, mesmo aquelas que tem a ver com higiene e segurança das nossas crianças e futuros cidadãos.
É neste âmbito que, iniciativas que privilegiam o desenvolvimento de hábitos e condutas saudáveis, devem ser prolongadas para além do espaço escolar. Temos também presente que é num espírito de inteira colaboração e dinamismo com os nossos parceiros sociais que se confere mais sentido, mais eficácia a estas temáticas.

É a este propósito que partilho uma actividade de articulação ( sala 1 com a sala 2) numa festa de Natal para a comunidade, onde a mensagem de higiene oral foi o tema central de uma dança intitulada: " Um copo com água; uma escova e pasta".
Devo ainda salientar a ludicidade conseguida transversalmente nas diferentes áreas: linguagem, expressão e comunicação, conhecimento do mundo, expressão motora, plástica e musical.
Obrigada também à Educadora Irene, pelos momentos partilhados.





Photobucket



Photobucket



Uma canção ilustrada


Photobucket

A Educação Alimentar e as Crianças - Alguns conselhos para os Pais

Este blog pretende ser um instrumento de partilha entre os  profissionais de Educação e Saúde. É um blog que incentiva a colaboração, reconhece quem por aqui comenta e colabora. Pretende partilhar informação, materiais e recursos. Aceita todos os pontos de vista, respeita a diversidade, não critica, nem julga. Simplesmente divulga. 

Rosa Silvestre, enfermeira, do blog Criancices enviou-nos este texto e imagem, o qual desde já agradecemos e publicamos. 

Ao longo da vida as necessidades da alimentação podem variar. 

Contudo uma máxima percorre todas as idades: devemos comer de tudo um pouco. Em todas as faixas etárias existem riscos e cuidados a com a alimentação. Cereais açucarados, sumos concentrados, refrigerantes e alimentos ricos em gorduras (que se encontram em cadeias de restaurantes de grandes marcas) são grandes inimigos de uma alimentação saudável nas crianças, muito receptivas ao que consomem através da publicidade, emitida essencialmente pelos anúncios publicitários na TV.

Alguns nutricionistas alertam para a grande ligação entre a alimentação e a afectividade, que tem grandes reflexos na forma como os pais gerem a alimentação dos mais novos. Oferecer caramelos, como forma de compensar a ausência dos pais, ou reprimir o mau comportamento com um prato de sopa (como se a sopa fosse um castigo) são comportamentos nocivos que vão influenciar a mente e consequentemente os hábitos alimentares futuros nas crianças, esquecendo que as crianças devem ter a liberdade de conhecer as diversas texturas que compõem os alimentos de uma forma saudável, sem a noção errada de que os alimentos são castigo ou recompensa.

Alimentos com proteínas que forneçam todos os aminoácidos, cálcio ou ferro são elementos fundamentais na dieta infantil, onde o mais importante é ensinar as crianças a gostar dos alimentos.

Uma boa dieta passa pela selecção de alimentos naturais tais como fruta, legumes, cereais e alimentos fibrosos, devendo assim constituir-se por alimentos que estimulem a mastigação.

Existem manuais muito úteis, nesta área, nomeadamente o ‘Manual para uma Alimentação Saudável em Jardins de Infância’ e o ‘Manual de Educação para a Saúde em Alimentação’, que se recomendam.

 ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Quando cai o primeiro dente de leite ...


... e a criança está no Jardim-de-infância, o educador deverá desenvolver um conjunto de estratégias que permitam à criança encarar esse acontecimento como uma fase importante para o seu desenvolvimento. Algumas crianças encaram o acontecimento com optimismo e sentem-se mais crescidas e mais confiantes, outras ficam um pouco perdidas num mundo povoado por sentimentos contraditórios. Um Certificado passado pela Fada dos Dentes é sem dúvida uma boa maneira de contribuir para que as crianças se sintam orgulhosas e felizes por crescerem enquanto vão perdendo e ganhando dentes... 
O download do certificado pode ser feito aqui. 

domingo, 5 de abril de 2009

Ainda o pequeno-almoço...


Ainda sobre o pequeno-almoço, tão importante para crianças e adultos, é uma actividade bem interessante a de ouvir os mais pequenos sobre o que costumam tomar/comer a esta refeição...

As respostas são, por vezes, surpreendentes e é necessário registá-las, para se poderem comentar, comparar, contar, enfim... fazer o tratamento dos dados obtidos.

A tabela que se disponibiliza aqui para download, permite sintetizar as informações de todo um grupo de crianças, constituindo um bom ponto de partida para conversas sobre a saúde e, porque não, para actividades no âmbito da matemática.

Canção "O meu pequeno-almoço"

No próximo dia 7 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde e porque Saúde e Alimentação andam de mãos juntas, aqui deixo a canção
"O Meu pequeno - almoço"
(clique para abrir)
Letra ilustrada

* * * Música * * *

sábado, 4 de abril de 2009

Registo de Saúde Oral para portfólio


No âmbito da saúde oral as crianças realizam várias actividades no Jardim de Infância que são indicadoras dos seus saberes nesta matéria. Apresenta-se aqui uma sugestão (mais serão apresentadas consoante a nossa disponibilidade) ainda que rudimentar sobre registo/avaliação de conhecimentos a inserir no portfólio da criança. 
O download pode ser feito aqui. 

O dentinho atrevido...

Uma história criada e formatada por Maria Jesus Sousa a partir de imagens disponíveis na internet.

Apesar de já estar disponível no blogue Pré Histórias, partilha-se agora aqui, por estar directamente relacionada com o tema que está a ser abordado e também com os propósitos do Jardins Saudáveis, definidos pela sua autora, Glicéria Gil.



Questões da Saúde na voz das crianças

Respondendo ao desafio já lançado no Jardins Saudáveis, as (pouquinhas...) crianças que estiveram esta semana na Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro, com 5 e 6 anos, responderam às duas questões colocadas na barra lateral do blogue.

Aqui estão, devidamente transcritas, as suas concepções, opiniões e conhecimentos sobre o assunto:

- Ter saúde é o que temos quando estamos bem;
- Quando estamos doentes não temos saúde;

- Brincar faz bem à saúde! É correr, saltar e fazer exercício!

- Quando os meninos não vão ao médico e não dão as vacinas não têm cuidado com a sua saúde!
- E quando se fica doente vai-se ao médico e leva-se "picas"...
- Para vermos se temos saúde também fazemos análises ao sangue e vemos os níveis de colesterol - se estão altos, a saúde está baixa, se estão baixos, a saúde está boa.
- Temos saúde quando falamos baixo, pois quem fala alto fica rouco e a garganta fica doente;
- E o barulho faz doer a cabeça!

- Ouvir coisas altas (música alta, gritos...) faz mal aos ouvidos.

- Se andarmos ao frio também ficamos doentes...

- Andar descalço quando está frio também faz mal à saúde, porque ficamos constipados!
- Comer rebuçados e outros doces faz mal aos dentes, porque aparecem as bactérias e as cáries.
- Devemos comer fruta com casca para ter saúde, porque tem mais vitaminas.
- E comer uma alimentação saudável, que não tem açúcares, nem gorduras.

- Devemos dormir bem e não ter pesadelos...

- E descansar durante o dia um bocadinho... p'raí 2 minutos!

- Para ter boa saúde também devemos ter higiene:
- Lavar as mãos;

- Lavar os dentes;

- Tomar banho;

- Cortar as unhas;

- Limpar os ouvidos;

- Lavar, secar e cortar o cabelo.

De referir que este grupo de crianças trabalhou já as noções básicas de higiene oral, tendo efectuado um rastreio no consultório dentário local, do qual foi enviada informação aos pais. Esta actividade tem sido uma rotina anual, nos últimos 3 anos lectivos, com a colaboração da dentista da freguesia. Note-se, a propósito, a boa disposição e a total ausência de receios por parte das crianças à entrada no consultório e durante o check-up:

Acrescentaria também, por ser um dado relevante, que existe no seio do grupo uma criança que sofre de hipercolesterolemia e excesso de açúcar no sangue, a qual tem vivências muito específicas na área da saúde, quer quanto a restrições alimentares, como quanto a experiências com médicos, análises, etc., daí algumas das frases que podem não parecer próprias de crianças desta faixa etária.

E as crianças dos vossos jardins de infância, o que pensam sobre estas questões?

Os dentinhos zangados-uma história adaptada pela Cristina Braga da Cruz


A Cristina Braga da Cruz do blog As pequenas flores azuis partilha uma história no âmbito da Saúde Oral.

ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dia Internacional do Livro Infantil

2 de Abril de 2009



Desde 1967 que o dia 2 de Abril, o dia Internacional do livro infantil, é celebrado um pouco por todo o lado para (re) lembrar a importância da leitura e dos livros infantis no desenvolvimento saudável  das crianças. Não queremos deixar passar este dia em branco, pelo que andamos por aí "às voltas" pelos blogs saudáveis para sabermos como os educadores e as crianças comemoraram este dia. Iremos, consoante tenhamos conhecimento, linkar e divulgar os blogs que postaram sobre esta matéria. Caso alguma colega queira publicar aqui no Jardins Saudáveis já sabe que teremos todo o gosto em partilhar, basta para isso enviar o "material"  para o email ou indicar o blog ou página de referência. 

Notícias dos outros:

*Todos os anos, por esta ocasião, o IBBY – International Board on Books for Young People convida um autor para redigir uma mensagem dirigida a todas as crianças e um ilustrador para conceber um cartaz. Leia a mensagem deste ano, difundida em Portugal pela APPLIJ – Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil, Secção Portuguesa do IBBY.





* No blog Jardim de Monserrate comemorou-se este dia. Aqui e aqui.