Por: Esmeralda Certo
A iniciativa “Conta-nos uma história” – Podcast na Educação é um concurso promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL).
Este concurso implica a concepção e desenvolvimento de recursos digitais áudio, que consistam na produção colaborativa ou no reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas). Pretende fomentar a dinamização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital áudio.
Destinatários: O concurso, de âmbito nacional, dirige-se a todas as escolas de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Inscrições: A candidatura é feita on-line, através do preenchimento de um formulário em podcast até ao dia 15 de Fevereiro de 2010.
A entrega dos trabalhos decorrerá de 16 de Fevereiro a 31 de Março de 2010, no site de apoio.
Informações e apoio: Para mais esclarecimentos, poderão consultar o site de apoio ou contactar-nos através do endereço de correio electrónico: podcast@dgidc.min-edu.pt.
Fonte: DGIDC
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Movimento +APEI
Está aqui, em movimento, em voo picado rumo ao destino. Conto com os leitores deste blog para a divulgação e participação num movimento que se pretende que seja de todos os educadores que diariamente lutam por uma melhor e mais justa EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA. Queremos e apostamos na qualidade das nossas práticas e essas só atingem o nível de excelência quando partilhamos conhecimento e reflectimos sobre as mesmas. E é isso que estamos a fazer. Acompanhem-nos nesta VIAGEM. Todos juntos por uma +APEI.
domingo, 17 de janeiro de 2010
PREVENÇÃO DE ACIDENTES RODOVIÁRIOS
Por: Esmeralda Certo
Este artigo foi retirado da seguinte fonte:
www.dem.ist.utl.pt/acidentes/segur_criancas.shtml
Os acidentes rodoviários são a principal causa de mortalidade infantil a partir de um ano de idade. Se quando as crianças têm febre, são rapidamente levadas ao médico, se tentam subir a um banco e se debruçam a uma janela, são imediatamente repreendidas, então porque razão os pais portugueses são tão negligentes quando se trata do aspecto mais crítico da segurança dos seus filhos?
Num estudo sobre a utilização de SRC em crianças dos 0 aos 12 anos em ambiente de auto-estrada, levado a cabo nos dias 1 e 2 de Setembro de 2001, a APSI verificou que cerca de 60% das crianças continuam a viajar no automóvel sem qualquer tipo de protecção, ao colo ou à solta:
• Dos 0 aos 3 anos, 37% viajam à solta ou ao colo.
• Dos 4 aos 12 anos, 70% são transportadas sem qualquer protecção.
Os pais são grandes responsáveis. A sua negligência ao transportarem os seus filhos sem qualquer protecção conduz a situações dramáticas, dos quais todos se deveriam envergonhar.
Quando os veículos são cada vez mais seguros e possuem um grande número de airbags , ABS, ESP, etc, é irresponsável e criminoso transportar as crianças sem qualquer protecção. Vejamos algumas desculpas típicas dos pais:
“A minha criança viaja sem cadeira mas a mãe agarra-a ao colo e segura-a.”
“Viajando no banco de trás não há problema, porque em caso de acidente os bancos amortecem.”
“A viagem de casa para o infantário é muito curta, eu conduzo com muito cuidado e não vale a pena. Só nas grandes viagens é que ponho a cadeirinha.”
“O meu problema é que o meu filho não quer ir na cadeirinha, e prefiro que vá à solta, do que vá o tempo todo a chorar.”
“Ele viaja muito desconfortável na cadeirinha, sem se poder mexer.”
“Como já tem 6 anos já não usa a cadeirinha, vai no assento do carro com o cinto posto. ”
Desde o nascimento até aos 12 anos ou até 150 cm de altura, o sistema de retenção é obrigatório. E se tiver protecções laterais ainda melhor. Os cintos dos automóveis são projectados para adultos. Lesões abdominais são drasticamente reduzidas pela utilização do “banquinho”.
As crianças são uns seres maravilhosos e interessantíssimos que passam a vida a pôr os pais à prova. Às refeições, quando não se querem vestir, quando não querem ir à escola ou quando não querem sair da escola. O mais interessante é que nestas situações os pais geralmente não cedem. Então porque razões muitos dos pais cedem quando está em causa a segurança dos seus filhos? Se a criança viajar com a cadeirinha adequada e com os cintos postos, reduzem-se em 70 a 80% as consequências de um acidente. A cadeirinha é, tal como o seu quarto, um espaço da própria criança que, desde que seja educada nesse sentido, nunca mais larga.
Ou seja, desde que as crianças sejam consciencializadas para a forma como as transportamos, elas próprias exigem a sua segurança.
Os atropelamentos
Os atropelamentos representam uma das principais causas de mortalidade, particularmente para os jovens e adolescentes. No que respeita às crianças esta não é muito significativa, embora nesta idade devam ser introduzidas às crianças alguns conceitos e ideias importantes para o futuro. Pais e educadores têm um papel importante a desempenhar. Atravessar correctamente a estrada nas passadeiras e nos semáforos são aspectos que devem ser enfatizados desde cedo, para prevenir que, mais tarde, quando as crianças crescerem e ganharem alguma autonomia, não sejam vítimas fáceis de atropelamentos.
www.dem.ist.utl.pt/acidentes/segur_criancas.shtml
ALGUNS CONSELHOS A SEGUIR RIGOROSAMENTE:
BY: juliabento
Este artigo foi retirado da seguinte fonte:
www.dem.ist.utl.pt/acidentes/segur_criancas.shtml
Os acidentes rodoviários são a principal causa de mortalidade infantil a partir de um ano de idade. Se quando as crianças têm febre, são rapidamente levadas ao médico, se tentam subir a um banco e se debruçam a uma janela, são imediatamente repreendidas, então porque razão os pais portugueses são tão negligentes quando se trata do aspecto mais crítico da segurança dos seus filhos?
Num estudo sobre a utilização de SRC em crianças dos 0 aos 12 anos em ambiente de auto-estrada, levado a cabo nos dias 1 e 2 de Setembro de 2001, a APSI verificou que cerca de 60% das crianças continuam a viajar no automóvel sem qualquer tipo de protecção, ao colo ou à solta:
• Dos 0 aos 3 anos, 37% viajam à solta ou ao colo.
• Dos 4 aos 12 anos, 70% são transportadas sem qualquer protecção.
Os pais são grandes responsáveis. A sua negligência ao transportarem os seus filhos sem qualquer protecção conduz a situações dramáticas, dos quais todos se deveriam envergonhar.
Quando os veículos são cada vez mais seguros e possuem um grande número de airbags , ABS, ESP, etc, é irresponsável e criminoso transportar as crianças sem qualquer protecção. Vejamos algumas desculpas típicas dos pais:
“A minha criança viaja sem cadeira mas a mãe agarra-a ao colo e segura-a.”
“Viajando no banco de trás não há problema, porque em caso de acidente os bancos amortecem.”
“A viagem de casa para o infantário é muito curta, eu conduzo com muito cuidado e não vale a pena. Só nas grandes viagens é que ponho a cadeirinha.”
“O meu problema é que o meu filho não quer ir na cadeirinha, e prefiro que vá à solta, do que vá o tempo todo a chorar.”
“Ele viaja muito desconfortável na cadeirinha, sem se poder mexer.”
“Como já tem 6 anos já não usa a cadeirinha, vai no assento do carro com o cinto posto. ”
Desde o nascimento até aos 12 anos ou até 150 cm de altura, o sistema de retenção é obrigatório. E se tiver protecções laterais ainda melhor. Os cintos dos automóveis são projectados para adultos. Lesões abdominais são drasticamente reduzidas pela utilização do “banquinho”.
As crianças são uns seres maravilhosos e interessantíssimos que passam a vida a pôr os pais à prova. Às refeições, quando não se querem vestir, quando não querem ir à escola ou quando não querem sair da escola. O mais interessante é que nestas situações os pais geralmente não cedem. Então porque razões muitos dos pais cedem quando está em causa a segurança dos seus filhos? Se a criança viajar com a cadeirinha adequada e com os cintos postos, reduzem-se em 70 a 80% as consequências de um acidente. A cadeirinha é, tal como o seu quarto, um espaço da própria criança que, desde que seja educada nesse sentido, nunca mais larga.
Ou seja, desde que as crianças sejam consciencializadas para a forma como as transportamos, elas próprias exigem a sua segurança.
Os atropelamentos
Os atropelamentos representam uma das principais causas de mortalidade, particularmente para os jovens e adolescentes. No que respeita às crianças esta não é muito significativa, embora nesta idade devam ser introduzidas às crianças alguns conceitos e ideias importantes para o futuro. Pais e educadores têm um papel importante a desempenhar. Atravessar correctamente a estrada nas passadeiras e nos semáforos são aspectos que devem ser enfatizados desde cedo, para prevenir que, mais tarde, quando as crianças crescerem e ganharem alguma autonomia, não sejam vítimas fáceis de atropelamentos.
www.dem.ist.utl.pt/acidentes/segur_criancas.shtml
ALGUNS CONSELHOS A SEGUIR RIGOROSAMENTE:
BY: juliabento
EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA
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quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
NA VIDA , SÓ O PRESENTE EXISTE, O TEMPO ENCARREGA-SE DE TUDO....
Por: Esmeralda Certo
Não podia deixar de o fazer.
Esta mensagem é dedicada a todos os seguidores e colaboradores deste BLOGUE.
Claro que não podia deixar de dedicá-la à Glicéria, a quem muito estimo e que neste novo ano, consiga concretizar todos os seus projectos de vida com enorme sucesso.
BY: joanirse
Não podia deixar de o fazer.
Esta mensagem é dedicada a todos os seguidores e colaboradores deste BLOGUE.
Claro que não podia deixar de dedicá-la à Glicéria, a quem muito estimo e que neste novo ano, consiga concretizar todos os seus projectos de vida com enorme sucesso.
BY: joanirse
Minha Família
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Ideias que funcionam
Por Glicéria Gil
Imagem "roubada" ao blog Mil Sorrisos Coloridos
Boas práticas de Educação para a Saúde na componente de apoio à família encontrei aqui
A escola dos sentidos
Por Glicéria Gil
O conceito existe mas nunca tinha sido aplicado no nosso país. A primeira escola dos sentidos, para despertar emoções e reacções espontâneas, será erguida na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. Mais do que uma estrutura física de betão, construída tijolo a tijolo, o espaço tem uma filosofia que trespassa paredes. A escola será um espaço aberto à cidade. Pais, alunos, professores, familiares, cidadãos terão acesso à sala de estudo e à biblioteca, de forma a incentivar a partilha de experiências e a troca de ideias entre diferentes gerações, e poderão almoçar ou lanchar no estabelecimento de ensino.
in Educare.pt e http://www.arquitectura.pt/forum/f29/gaia-escola-sentidos-joaquim-massena-14111.html
Também poderá querer conhecer a Universidade dos sentidos mas esta não é em Portugal. Uma vista de olhos rápida e ficamos a conhecer o currículo dos 5 sentidos ...
O conceito existe mas nunca tinha sido aplicado no nosso país. A primeira escola dos sentidos, para despertar emoções e reacções espontâneas, será erguida na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. Mais do que uma estrutura física de betão, construída tijolo a tijolo, o espaço tem uma filosofia que trespassa paredes. A escola será um espaço aberto à cidade. Pais, alunos, professores, familiares, cidadãos terão acesso à sala de estudo e à biblioteca, de forma a incentivar a partilha de experiências e a troca de ideias entre diferentes gerações, e poderão almoçar ou lanchar no estabelecimento de ensino.
in Educare.pt e http://www.arquitectura.pt/forum/f29/gaia-escola-sentidos-joaquim-massena-14111.html
Também poderá querer conhecer a Universidade dos sentidos mas esta não é em Portugal. Uma vista de olhos rápida e ficamos a conhecer o currículo dos 5 sentidos ...
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Doença / vírus da estalada
Não é caso para grandes preocupações, mas o certo é que têm surgido alguns casos de afecção pelo chamado "vírus da estalada", cujos principais sintomas são faces vermelhas e quentes e corpo manchado. No primeiro dia uma criança e no segundo já mais três...
É extremamente contagioso e o período de contágio precede o aparecimento da vermelhidão.
Por isso há que estar atento aos seguintes sinais:
Doença da Estalada
Também conhecida como a 5ª doença - Manifesta-se por uma vermelhidão nas bochechas da face, as quais podem alastrar por todo o corpo. É contagiosa e não há tratamento específico, sendo receitado normalmente um creme gordo. A doença passa em pouco tempo. Parece que a criança foi esbofeteada até estalar mesmo, daí o nome.
(Fonte: http://advogadadodiabo.bloguepessoal.com/42357/Papas-babados-Continuacao-do-artigo-Os-nossos-pequenos-genios/)
Se a criança os apresentar, não deve permanecer no jardim de infância.
Podem também estar associados sintomas gripais, como dor de garganta ou cabeça e febre.
Stanley, boneco de neve II
Aceitei o desafio da Glicéria.
Não obedeci à tradução, pois trata-se de uma rima. Deixo em dois formatos (word e ppt) abertos.
Word (clicar na imagem) PPT (clicar na imagem)
O boneco de neve
Por Glicéria Gil
Sem tempo para a tradução insiro versão em inglês. Coloquei os pdf no meu domínio pessoal porque é mais rápido que na Box.net. Se existirem problemas no download é só dizerem. A tradução vinha mesmo a calhar. Se alguém se disponibilizar...
Sem tempo para a tradução insiro versão em inglês. Coloquei os pdf no meu domínio pessoal porque é mais rápido que na Box.net. Se existirem problemas no download é só dizerem. A tradução vinha mesmo a calhar. Se alguém se disponibilizar...
Download aqui
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Em dias de frio e neve... leituras quentinhas
Depois do desafio lançado pela Glicéria e de abrir a janela e ver tudo branco, folheei o livro «Um dia de Tempestade», da editora Educação Nacional. Trata-se de um apelo aos sentidos: escutar a deliciosa história, observar as belíssimas ilustrações e seguir com os dedos o percurso do gorro, do cachecol e das luvas. A agasalhar a história, conta-se ainda com os valores da amizade e da generosidade.
Boas leituras!
Etiquetas:
Conhecimento do mundo,
Formação Pessoal e Social,
Inverno,
Leituras saudáveis,
linguagem oral,
Saúde emocional
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
ACRÓSTICOS
Por: Esmeralda Certo
Os acrósticos geralmente são utilizados de uma forma lúdica, visam estimular a criatividade e imaginação das crianças, no ensino.
São textos poéticos, onde a primeira letra de cada frase pode formar um verso ou palavra.
O vocábulo teve origem do grego "ÁGROS" (extremo), e "STIKHOS" (linhas em verso).
BY:iolomarina
Os acrósticos geralmente são utilizados de uma forma lúdica, visam estimular a criatividade e imaginação das crianças, no ensino.
São textos poéticos, onde a primeira letra de cada frase pode formar um verso ou palavra.
O vocábulo teve origem do grego "ÁGROS" (extremo), e "STIKHOS" (linhas em verso).
BY:iolomarina
trabalhos_alunos_circo_palavras_voadoras
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Ver, Ouvir e Cheirar o Mundo
Por Glicéria Gil
Já que estamos em fase de informação sobre questões relacionadas com o corpo humano fica aqui o acesso a um site que apresenta umas ideias úteis para o planeamento de actividades nos Jardins-de Infância e escolas.
Se derem uma voltinha pelo blog encontram vários posts sobre os 5 sentidos. O link que aqui deixo enriquece os conhecimentos que temos sobre o assunto, o que contribui para uma boa informação e formação sobre a temática. Existem duas versões: Inglês e Espanhol.
Já que estamos em fase de informação sobre questões relacionadas com o corpo humano fica aqui o acesso a um site que apresenta umas ideias úteis para o planeamento de actividades nos Jardins-de Infância e escolas.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
2010 - Ano Internacional da BIODIVERSIDADE
Logótipo do Ano Internacional da Biodiversidade
O logótipo inclui elementos iconográficos que representam o alcance da biodiversidade, que compreende aspectos marinhos, da flora e da fauna. Juntos demonstram que a biodiversidade é a vida e como nós, seres humanos, encontramos o nosso lugar nesta viagem.
Poster do Ano Internacional da Biodiversidade (clicar na imagem)
As voltas que a água dá
Por Glicéria Gil
Ju é uma pequena joaninha mas já sabe muito bem o que quer ser quando for grande: desenhadora! Não é por acaso que todos a conhecem por Juju Picasso! O que ela mais gosta de desenhar são gotinhas de água. A aventura começa quando, em plena criação, uma linda gotinha de orvalho desaparece. Onde estará ela? No rio, nas nuvens, num floco de neve, numa pedra de granizo? Alguém viu a gotinha de água? Depressa Ju vai perceber que as gotinhas de água pertencem a um ciclo e estão em constante mudança. Até podem cair do céu em pedrinhas de gelo! Não é magia… é mesmo ciência!
fonte:http://www.ua.pt/fabrica/PageText.aspx?id=6151
Ju é uma pequena joaninha mas já sabe muito bem o que quer ser quando for grande: desenhadora! Não é por acaso que todos a conhecem por Juju Picasso! O que ela mais gosta de desenhar são gotinhas de água. A aventura começa quando, em plena criação, uma linda gotinha de orvalho desaparece. Onde estará ela? No rio, nas nuvens, num floco de neve, numa pedra de granizo? Alguém viu a gotinha de água? Depressa Ju vai perceber que as gotinhas de água pertencem a um ciclo e estão em constante mudança. Até podem cair do céu em pedrinhas de gelo! Não é magia… é mesmo ciência!
fonte:http://www.ua.pt/fabrica/PageText.aspx?id=6151
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
OCEPE em Cabo Verde? Mas o que eu queria era o guia de trabalho
Por Glicéria Gil
Em Julho de 1978 terminei o curso de educadora de infância na Escola Maria Ulrich. Em Setembro desse mesmo ano parti rumo a Lisboa para frequentar durante 20 dias, um curso intensivo de preparação para o ano preliminar. Dias mais tarde, a 1 de Outubro abri a porta de uma sala de uma escola primária que estava fechada há mais de duas décadas, sem o mínimo de condições para receber um grupo de crianças. Fiquei colocada nesse local durante três anos, ao fim dos quais a sala apresentava-se composta e funcionava em pleno. O DGEB realizou nessa sala, o primeiro encontro de final do ano com todos educadores da rede pública do Algarve (perto de uma dezena). Nessa altura tínhamos este guia de actividades
Em Julho de 1978 terminei o curso de educadora de infância na Escola Maria Ulrich. Em Setembro desse mesmo ano parti rumo a Lisboa para frequentar durante 20 dias, um curso intensivo de preparação para o ano preliminar. Dias mais tarde, a 1 de Outubro abri a porta de uma sala de uma escola primária que estava fechada há mais de duas décadas, sem o mínimo de condições para receber um grupo de crianças. Fiquei colocada nesse local durante três anos, ao fim dos quais a sala apresentava-se composta e funcionava em pleno. O DGEB realizou nessa sala, o primeiro encontro de final do ano com todos educadores da rede pública do Algarve (perto de uma dezena). Nessa altura tínhamos este guia de actividades
Andei a ver se encontrava o Guia de Trabalho no monte de papelada que caracteriza o meu espaço de trabalho, mas nada. Encontrei este mais recente. Alguma relação com o que escrevi antes? Nenhuma, com excepção que uma das supervisoras técnicas deste último foi uma das primeiras educadoras destacadas no ME e dinamizadora do tal primeiro encontro no Algarve. Outros tempos, outras realidades, outras experiências. Para o que havia de me dar!
E continua a chover!
Por Glicéria Gil
Posto isto nada melhor do que indicar alguns sites de interesse:
Que chova, mas moderadamente ... mas o que agora nos interessa é a Ciência. No nosso caso despertar. Há quem defenda que assim estamos a criar nas crianças a predisposição para o conhecimento e a combater a iliteracia científica.
Olha, deixou de chover!
Posto isto nada melhor do que indicar alguns sites de interesse:
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Lá fora chove! Actividades sobre a ÁGUA
Lá fora chove!
Como elemento fundamental à vida, a água está presente na maioria das actividades do nosso dia-a-dia, sendo também uma fonte de brincadeiras e prazer para as crianças.
Como elemento fundamental à vida, a água está presente na maioria das actividades do nosso dia-a-dia, sendo também uma fonte de brincadeiras e prazer para as crianças.
Actividades diárias de higiene, de alimentação ou do brincar proporcionam às crianças um grande número de explorações informais.
Nesta descoberta do mundo, deixam-se duas propostas implícitas e sistematizadas, de exploração de conteúdos relacionados com o processo de misturas e de dissolução em água.
Nesta descoberta do mundo, deixam-se duas propostas implícitas e sistematizadas, de exploração de conteúdos relacionados com o processo de misturas e de dissolução em água.
Clicando nas imagens pode aceder às planificações e aos instrumento de registo
Misturar com água
Não sei se é da chuva, se é do frio
Por Glicéria Gil
"Assim , a educação para a saúde e higiene fazem parte do dia-a-dia do Jardim-de-Infância, onde a criança terá oportunidade de cuidar da sua higiene e saúde e de compreender as razões porque lava as mãos antes de comer, se agasalha no inverno ..."
in OCEPE (1997), p.84
O que sei é que aguardava a abertura do ano no JS com um post de uma das colaboradoras... Por isso demorei a cá postar. 4 de Janeiro de 2010, chuva, vento, frio... e o 2º período prestes a entrar pela sala dentro em companhia das botas de borracha, do chapinhar na água, do gorro enfiado até aos olhos, do nariz vermelho, das luvas ... que não se tiram, ora bem. Vá espreitar discretamente para ver a maior ou menor dificuldade com que dedinhos antes desnudados adaptam-se ao movimento, rodopiam, mostram destreza, deixam a marca azul, verde, amarela na folha branca, agora colorida. Se não fossem essas luvas como é que conseguíamos falar do frio, sentir o frio, observar o frio, gostar do frio, respeitar o frio. Mas o que é o frio e porque agora está frio aqui e no Brasil está calor? Certezas, temos. São as luvas que mantêm as mãos quentinhas!!! E porque será?
"Assim , a educação para a saúde e higiene fazem parte do dia-a-dia do Jardim-de-Infância, onde a criança terá oportunidade de cuidar da sua higiene e saúde e de compreender as razões porque lava as mãos antes de comer, se agasalha no inverno ..."
in OCEPE (1997), p.84
Se hoje estivesse a trabalhar com as crianças era mesmo isto que iria fazer. Pôr a descoberto os saberes, guardá-los nas "luvas" e explorar o mundo. Ah, tanta coisa para conhecer e para descobrir. Pode ser que eu descubra o sentir e o pulsar da educação aqui, mesmo pertinho de mim. Lá fora chove!
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