segunda-feira, 2 de novembro de 2009

OBSERVEM O QUE DESCOBRIMOS NA VASSOURA DA BRUXA EMÍLIA

Uma partilha

Abrindo um pouco o pano do nosso "Dia das Bruxas"




Um pouco receosas, as crianças foram tocando nas aranhas e nos ratinhos que roeram a vassoura da Emília, mas foi graças a eles, que ela arranjou alguns amiguinhos.

Hospital

h week 0809 - 4 by you.

h week 0809 - 7 by you.


h week 0809 - 3 by you.


h week 0809 - 2 by you.

http://www.flickr.com/

domingo, 1 de novembro de 2009

Um projecto de Educação para a Saúde

Por Glicéria Gil

"Quando a Hailey de 4 anos perguntou: Podemos fazer um consultório médico? Eu achei uma óptima ideia."
Foi assim que começou um projecto na área da Educação para a Saúde desenvolvido por Joan Youngquist e, que foi publicado numa revista do NAEYC que pode aceder aqui. Tenho falado com alguns educadores que apontam esta área como uma área em que as crianças estão pouco motivadas e interessadas, existindo   outros projectos mais aliciantes. Tenho a certeza que muitas crianças fariam aprendizagens significativas e desenvolveriam muitas das suas competências se tivessem na sua sala uma máquina de raios X ...


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

"I lived on the Moon" - Tales and Dreams

Histórias e Sonhos ...

A musical video clip by Yannick Puig Inspired by the sound track "I lived on the Moon",of the Kwoon's album "Tales and Dreams"

Publicado por Flávia Domingues - PalavrasM

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

«Crianças Solidárias»


Vai arrancar em Novembro a segunda edição da campanha «Crianças Solidárias» da Imaginarium, que distribuirá caixa de sapatos com presentes por crianças de todo o mundo em situação precária.
A campanha decorre de 1 a 14 de Novembro.
Os mais novos vão fazer caixas de sapatos personalizadas na escola ou em casa, enchendo-as com prendas como brinquedos ou roupa, para distribuir por crianças dos 0 aos 10 anos em situações difíceis (orfanatos, hospitais, famílias de adopção com conflitos).
Os mais solidários poderão participar, elaborando a sua caixa e entregando-a em qualquer loja da Imaginarium, segundo o divulgado em comunicado.
As caixas podem ser decoradas com desenhos ou autocolantes, mas têm que estar feitas de modo a poderem ser abertas (para verificações de segurança e alfandegárias).
Cada uma da caixas entregues deve explicar por fora se é dirigida a um menino ou a uma menina, indicando a idade aproximada do destinatário.

Momentos Jardins Saudáveis X

Por Glicéria Gil



Uma jovem surda, um violino, um violinista de rua. Um excepcional anúncio da marca Pantene.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

LINDA ESTA HISTÓRIA PARA TODAS AS IDADES

by isaaa

SERÁ QUE COM UMA DIETA ELE PERDERIA O ENCANTO?!

by isaaa
A_Dieta_do_Pai_Natalbyisaaa

value="high" />
View more presentations or Upload your own.

M de morcego

Por Glicéria Gil
O morcego é o único mamífero voador. O seu modo de orientação é através de ultra-sons. Há quem pense, erradamente, que o morcego dá azar, mas são muito úteis e estão ameaçados, daí serem protegidos por lei em Portugal.
Flying bat
Morcegos Zoo de Viena, Áustria, Setembro 2009

A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência. Eu adiantaria que necessita desta para a sua saúde. Neste sentido, qualquer espécie que esteja em extinção deve ser protegida e respeitada. Neste tempo de globalização em que o conhecimento é o factor primordial para uma actuação consciente e deliberada, nao poderia deixar de aqui trazer, um tema que neste momento está a ser explorado em muitos jardins de infância - o Halloween. A Esmeralda no post anterior apresenta alguma informação sobre o tema e na blogosfera já se encontra muita matéria sobre o assunto. Eu não sou excepção. Influencio e sou influenciada pelas minhas circunstâncias. Noutros lugares (procura que encontras, ideiazinha, abrir e fechar) também procuro situar-me no tema. Já vejo bruxas narigudas por tudo quanto é sítio, noites de lua cheia, mistério, ruídos estranhos, morcegos ... mas acima de tudo prefiro estudar o mundo animal, compreende-lo, respeitá-lo e se possível protegê-lo.
O CICLO DE VIDA DO MORCEGO
download aqui
nota: sem tempo para tradução e adaptação. Se alguém o fizer agradece-se que partilhe connosco.
É isso que hoje aqui trago. Para ser trabalhado em conjunto com as vassouras, as abóboras e os fantasmas. Não percam a oportunidade de explorar com as vossas crianças este tema e aproveitarem os recursos que um pouco por todo o lado encontram à vossa disposição. Eu, como habitualmente já fiz o meu trabalho de casa que convosco aqui partilho. Tenho muita pena de não existir em Portugal a versão do livro "Bats at the library" que é excelente. Porém, consegui uma ilustração feita pelo autor e ilustrador do livro, Brian Lies e que coloco à disposição de todos para download. Depois de recortado e ilustrado cole na parte de trás uma mola de roupa e ... voilá! O morcego que encanta graúdos e miúdos.

Bats at the Library
Mais informação em:

domingo, 25 de outubro de 2009

HALLOWEEN

Encantadora esta história, para ler às crianças.





CURIOSIDADES "BREVE RESENHA SOBRE A ORIGEM DO HALLOWEEN"

O Halloween, conhecido entre nós pelo "Dia da Bruxas", é comemorado na noite de 31 de Outubro. Teve origem àcerca de 2000 anos, quando os Celtas viviam onde actualmente é Inglaterra, Irlanda, França e Península Ibérica, (para eles o dia 1 de Novembro, era o seu Dia de Ano Novo).
Com o Cristianismo, as suas tradições foram sofrendo evoluções.
O nabo iluminado, era utilizado para celebrar o Halloween, mas com a chegada dos Irlandeses aos Estados Unidos, estes entenderam, que as abóboras seriam mais adequadas.
Com o evoluir dos tempos, este evento foi ganhando mais adeptos, principalmente entre os adolescentes e as crianças.

Adenda: 
A história pode ser ouvida no blog O cantinho da Sara
Jardim da Arroteia apresenta um slide show com trabalhos feitos pelas crianças em 2008.
G.Gil

sábado, 24 de outubro de 2009

OUTRO MOMENTO SAUDÁVEL

Após a publicação da tua partilha "Tarte de Maçã" e no âmbito do mini-projecto cujo tema foi "Alimentação" surgiu esta obra, elaborada com o grupo de crianças do J. de Infância de Rebordãos-Bragança, que divulgamos e partilhamos com imenso prazer.

Escolas Promotoras de Saúde

por Rute Moura
O site Schools for Health in Europe é a minha sugestão para esta semana.
Disponibiliza informação variada e actual sobre Encontros e Congressos, manuais, publicações, posters... na área da Educação para a Saúde.

Destaco também a publicação (em português) Construíndo escolas promotoras de saúde: directrizes para promover a saúde em meio escolar, disponível no site da IUHPE (International Union for Health Promotion and Education).

Boas leituras!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Momentos Jardins Saudáveis IX

Por Glicéria Gil


 Pintando uma abóbora gigante ...
IMG_4672.JPG
Construindo, sequenciando, memorizando, contando, comparando, brincando, apreciando, pensando ...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Resiliência?

Por Glicéria Gil

Olhando para trás, é difícil acreditar que estejamos vivos.
Nós viajávamos em carros sem cintos de segurança ou air bag.
Não tivemos nenhuma tampa à prova de crianças em frascos de
remédios, portas, ou armários e andávamos de bicicleta
sem capacete, sem contar que pedíamos boleia.
Bebíamos água directamente da mangueira e não da garrafa.
Gastámos horas a construir os nossos carrinhos de rolamentos
para descer ladeira abaixo e só então descobríamos que nos
tínhamos esquecido dos travões. Depois de colidir com algumas
árvores, aprendemos a resolver o problema. Saíamos de casa de
manhã, brincávamos o dia inteiro, e só voltávamos quando se
acendiam as luzes da rua. Ninguém nos podia localizar.
Não havia telemóveis. Nós partimos ossos e dentes, e não
havia nenhuma lei para punir os culpados. Eram acidentes.
Ninguém para culpar, só a nós próprios. Tivemos brigas e
esmurramos uns aos outros e aprendemos a superar isto.
Comemos doces e bebemos refrigerantes mas não éramos
obesos. Estávamos sempre ao ar livre, a correr e a brincar.
Compartilhamos garrafas de refrigerante e ninguém morreu
por causa disso. Não tivemos Playstations, Nintendo 64,
vídeo games, 99 canais a cabo, filmes em vídeo, surround sound,
telemóveis, computadores ou internet. Nós tivemos amigos.
Nós saíamos e íamos ter com eles. Íamos de bicicleta
ou a pé até casa deles e batíamos à porta. Imaginem tal coisa!
Sem pedir autorização aos pais, por nós mesmos! Lá fora, no
Mundo cruel! Sem nenhum responsável!
Como conseguimos fazer isto? Fizemos jogos com bastões e
bolas de ténis e comemos minhocas e, embora nos tenham
dito o que aconteceria, nunca nos caíram os olhos ou
as minhocas ficaram vivas na nossa barriga para sempre.
Nos jogos da escola, nem toda a gente fazia parte da equipa.
Os que não fizeram, tiveram que aprender a lidar com a decepção…
Alguns estudantes não eram tão inteligentes quanto os outros.
Eles repetiam o ano! Que horror! Não inventavam testes extras.
Éramos responsáveis pelas nossas acções e arcávamos com as
consequências. Não havia ninguém que pudesse resolver isso.
A ideia de um pai nos protegendo, se desrespeitássemos alguma
Lei, era inadmissível! Eles protegiam as leis. Imaginem!
As nossas gerações produziram alguns dos melhores compradores
de risco, criadores de soluções e inventores.
Os últimos 50 anos foram uma explosão de inovações e novas ideias.
Tivemos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade,
e aprendemos a lidar com isso.

(Autor desconhecido)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tarte de Maçã

Por Glicéria Gil




Esta maçã está feliz 
Esta maçã está ensonada 
Esta maçã está triste 
Esta maçã está zangada 
Esta maçã que é pequena
vai para a tarte da Madalena!  
Glicéria Gil, 2009 


 Download aqui 
    

sábado, 17 de outubro de 2009

Informação actualizada aos pais

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgI563vU6M9fg5Xv0JNhVJR_RpQ2aKhthtp0dQfuVCI1VCbAksNjv0HsEY1ufnyhyN5X68VsDM_DylBcOhDztu_6DfOwrRWNCu54U3YHodbLxzIzvOQ_nLEZ9mrLQHZVCZsF_48U6Fs3zQ/s400/paracetamol_big.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjszr9pZKVeF2uMvSuwIVo5Z6eqe5IOJczQdlrVBJKQXIqCQr8GQExZnSpC7CvxRgq7TJQe3_LatoA2rB72gLUIvfdDQMGpUNDd4-jVYpFg_jYBDBXIPpcwueh0K6zeIuWEhfZItnozAww/s660/paracetamol+definitivo.jpg

Segundo uma pesquisa efectuada, dar Paracetamol às crianças que foram vacinadas para prevenir a febre pode reduzir o efeito próprio da vacinação.

Os investigadores descobriram que, nas crianças que tinham efectuado vacinas de rotina, a concentração de anticorpos era mais baixa nas que lhes tinha sido dado paracetamol após vacinação como forma preventiva.



Deste modo os investigadores afirmam que após a administração das vacinas, , a febre surge como uma parte normal do processo infamatório do corpo, e que os pais e os profissionais de saúde, muitas vezes tendem a antecipar-se este dando, ou recomendando a tomada de paracetamol.

Os mesmos concluíram que : “A relevância clínica imunológica destes resultados é desconhecida e necessita de uma avaliação mais aprofundada. A administração profiláctica de medicamentos antitérmicos, após vacinação, no entanto, não deve ser recomendada como rotina, sem análise cuidadosa dos benefícios esperados e riscos “.

No entanto, outros estudos têm mostrado que, se o paracetamol é administrado depois, quando a febre já se desenvolveu, interfere menos com o efeito da vacinação.

recebido por e-mail,

Publicado por Rosa Silvestre


Fonte

Fim do Rio

Tom Fun Orchestra-Bottom of the River from trunk animation on Vimeo.



Publicado por : Flávia Domingues - PalavrasM

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ACIDENTES CHOCANTES!

O direito à alimentação

Por Glicéria Gil


Robô

Por Glicéria Gil

Por Glicéria Gil

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, criaram um robô com aparência humana, o CB2, programado para se comportar como uma criança. Com pele de silicone, 33 quilos, 1,3 metro, cinco motores e 197 sensores táteis, a máquina está sendo programada para se comportar como uma criança. Segundo o professor Minoru Asada, responsável pelo projeto, o CB2 deve analisar as expressões faciais das mães e classificá-las como alegria e tristeza, por exemplo.
Fonte: [aqui]