sábado, 30 de maio de 2009

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Um Jardim-de-infância em Tachikawa, área suburbana de Tóquio

Um conceito inovador de jardim-de-infância. Outro olhar sobre as condições físicas dos espaços dedicados à Educação de Infância. Uma reportagem. Pode ser vista aqui.

domingo, 24 de maio de 2009

Direitos da Criança

A propósito dos Direitos da Criança, deixo uma publicação que constitui um resumo não oficial da Convenção das Nações Unidas Sobre os Direitos da Criança adoptada em 1989.

Convenção Sobre os Direitos da Criança

E convido a participar numa Aventura na Terra dos Direitos

domingo, 17 de maio de 2009

Caixa de Primeiros Socorros

Não para cuidar de ferimentos ou maleitas... antes para a saúde emocional!

Uma brincadeira (adaptada a partir de apresentação recebida por e-mail) que faz sentido.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Corpo (Lengalenga)


Sobe para aqui...
sobe para ali...
e a formiguinha lá vai percorrendo algumas partes do corpo.
(clicar na imagem)

Gripe A


Já está disponivel no Microsite da Gripe, na página da DGS, recomendações para as escolas sobre a Gripe A.
A informação pode ser consultada aqui. No final tem dois cartazes que poderão ser úteis para promover a lavagem das mãos e evitar o contágio.

Mensagem Dia Internacional da Família

A Organização das Nações Unidas estabeleceu como tema geral das comemorações em 2009 (dia 15 de Maio) Mães e Famílias: Desafios num mundo em mudança ("Mothers and Families: Challenges in a Changing World").
Mensagem do secretário geral da ONU pode ser lida aqui

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Zé Pintas e o Sol

No site da Direcção Geral da Saúde encontrará duas brochuras da autoria da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo que alerta para a necessidade de proteger-se dos perigos do sol. Deixar este alerta às crianças poderá fazer a diferença.
Zé Pintas Primavera
Zé Pintas Verão

Programa Nacional de Prevenção de Acidentes e Campanha sobre Segurança Infantil

No dia 6 de Maio, foi colocado em discussão pública uma proposta de Programa Nacional de Prevenção de Acidentes

Até ao dia 30 de Maio  pode enviar o seu comentário, crítica ou sugestão para  geral@dgs.pt. Todos os contributos são importantes. 

Mais informação na página Web da DGS

terça-feira, 12 de maio de 2009

Vanessa Vista, Gustavo Gosto ...


... Telmo Toque, Carlos Cheiro e Olga Ouvidos estão aqui

O Jardim de Infância de Presa desenvolveu boas práticas no âmbito do tema 5 sentidos. Para conhecer o que lá se fez é fazer uma visita aqui

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Árvore Mágica

Uma história que nos fala de generosidade porque educar para a generosidade é saudável. Um boa história para contar em qualquer dia do ano porque a generosidade não obedece a calendários mas também uma boa opção para contar a propósito do Dia da Criança, porque nem todas têm direito a celebrações por razões que a pobreza dita.
(clique para abrir)
As imagen foram obtidas há alguns anos na internet pelo que já não consigo identificar a fonte.

sábado, 9 de maio de 2009

A criança e o luto

Quer seja um animal de estimação, uma pessoa da família ou alguém conhecido que morre, chega um momento, na vida das crianças em que estas se deparam com a morte e tem que lidar com emoções e sentimentos muitas vezes contraditórios causadores de grande sofrimento. Para os adultos não é muito fácil falar sobre o assunto com as crianças, mas todos nós já tivemos, em algum momento da nossa profissão de lidar com situações de morte, sofrimento e luto.
Perante a morte de alguém, as crianças necessitam de saber a verdade. Não necessitam de eufemismos, tais como dizer que a pessoa ou animal que morreu foi fazer uma longa viagem, está num sono eterno ou foi para o céu. Não devemos deixar sozinha a criança que está a sofrer, mas também não devemos força-la a falar sobre o que aconteceu.Contudo, é  importante que a criança perceba que a pessoa que a escuta está atenta ao seu sofrimento.
Pergunte à criança se ela quer contar aos colegas o que aconteceu ou se prefere que você o faça. Em ambas as situações reúna as crianças e, depois de comunicado o facto, pergunte se alguém já passou pela mesma situação. Utilize filmes como o Rei leão e o Bambi para falar sobre o assunto. 
Quando falecer alguém conhecido (artista ou pessoa importante na comunidade), não perca a oportunidade de conversar sobre o facto. Explique o que é um cemitério, por que as pessoas são enterradas, o que é um velório etc.
Se conhecer histórias/livros que falam sobre a morte e o luto, ou se quiser relatar alguma situação, já sabe que aqui no Jardins Saudáveis teremos todo o gosto em divulgar e partilhar. 
No ABRIR e FECHAR dou um exemplo de duas histórias brasileiras que abordam o tema da morte, uma de Rubem Alves e outra de Leo Buscaglia. Destinam-se a crianças mais velhas, mas podem perfeitamente ser adaptadas para as crianças em idade pré-escolar. 
Mais sobre este assunto aqui

À mesa

Download aqui

quinta-feira, 7 de maio de 2009

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Lucy, a piolha


ou a minha vida de piolho. Download da história aqui
Quem estiver interessado em conhecer um estudo prospectivo  sobre piolhos e lêndeas pode fazê-lo aqui

Plataforma Moodle da DGIDC

É sempre útil lembrar que se encontra online a disciplina “Educação para a Saúde em Meio Escolar”, alojada na Plataforma Moodle da DGIDC, de acesso disponível a todas as escolas.