domingo, 21 de março de 2010

Poemas para a Páscoa

Para comemorar o Dia Mundial da Poesia aqui vai mais um repto aos leitores: Construir um livro de poesias aos bocadinhos sobre a PÁSCOA, que depois de compilado será colocado no JS. 

Para participar damos preferência aos poemas e rimas elaborados pelos leitores, familiares e amigos, mas também queremos publicar os poemas de autores conhecidos e, que são utilizados nas nossas salas para trabalharmos com as nossas crianças/alunos.
Por isso façam o favor de ir colocando nos comentários o vosso reportório de poesias.
Vá lá participem e contribuam para o sucesso desta iniciativa!

O TEMA É A PÁSCOA! 
NÃO SE ESQUEÇAM DE INDICAR A FONTE (AUTOR E REFERÊNCIA) 


E aqui fica a 1ª contribuição do JS

Histórias aos bocadinhos


O Jardins Saudáveis continua na saga das " Histórias aos Bocadinhos". 

Já fizemos a história "Dia do pai aos bocadinhos", agora é a vez da história "Primavera também ela aos bocadinhos".
Está lançado o desafio! Até às 19 horas do dia de hoje vamos elaborar a nossa história para crianças sobre a Primavera. 
Já anteriormente escrevi sobre a participação e colaboração dos leitores. Vou lançando pistas, dando sugestões... Para não voltar a repetir consultem este post e este

Vou começar ... 
A Primavera chega de mansinho. Os dias já são maiores. A ameixeira do quintal está carregadinha de flores branquinhas e o melro ...

Adenda: Continuamos para além das 19 horas ...
Ponto da situação: História publicada

quinta-feira, 18 de março de 2010

Um ano e uma história sem fim

Faz hoje um ano que criei o Jardins Saudáveis. Neste espaço de tempo tive o privilégio de contar com a colaboração de muitos amigos virtuais que enriqueceram este blog.

Sem a vossa colaboração, o Jardins Saudáveis não seria o que é hoje. Sem essa vontade de partilhar não teríamos chegado onde chegamos, nem teríamos aprendido o que aprendemos.A blogosfera faz parte dessa aprendizagem, e tem o valor que cada um lhe quiser atribuir.

Amigos virtuais de há um ano, voltaram aqui hoje para mais uma vez responderem a um desafio, tal como o tinham feito no passado... outros amigos se juntaram ... 

Quanto à nossa história vai revelando, através das nossas palavras, sentimentos e valores. É a nossa história! História com princípio, meio ... mas ainda sem fim. Por isso, ainda não é uma história ... é um esboço de algo que havemos ainda de melhorar, de limar as arestas, de reformular, de adequar ... se quisermos e entendermos!

São propostas, intenções que aqui vão sendo lançadas, desafios enquanto profissionais e pessoas. Aceita-os quem quiser. Compromissos só resultam dessa aceitação. Podemos não fazer as coisas, fazê-las sozinhos, ou em companhia. É tudo uma questão de escolha! 

História para o dia do pai

Amanhã é o dia do pai. O Jardins Saudáveis propõe um desafio aos seus leitores ... fazer uma história colectiva sobre o pai para utilizarmos com as nossas crianças.
Lanço o mote para a história e cada um de nós vai acrescentar algo ao que já foi escrito, tentando encontrar coerência entre o que o colega escreveu antes e aquilo que se vai escrever a seguir (tal e qual como nós costumamos fazer com as nossas crianças). Utilizar os comentários para ir compondo a história.
Lanço outro desafio à Juca e à Lenita para depois comporem e ilustrarem a história ... Pode ser?  Disponibilizo-me para a tarefa de fazer os ajustes na história e no que for necessário.
Vá lá mãos à obra! A história terá que ficar pronta até às 23 horas do dia de hoje para que amanhã possamos começar a prepará-la para publicação.
Dúvidas? Coloquem-nas aqui que eu irei respondendo ao longo do dia.
A história começa assim ...
Era uma vez um homem que vivia numa grande cidade. A sua casa ficava situada num bairro ...

Adenda: A nossa história precisa que acabemos o "meio" ... Aguardamos a sua participação! 
Para que amanhã possamos publicar aqui a nossa história sobre o Dia do Pai. 

quinta-feira, 11 de março de 2010

PROJECTO - Porque caem os nossos dentes?

PROJECTO - Porque caem os nossos dentes?




Projecto desenvolvido em 2008/09 na sala 1 do Jardim de Infância Manuel Beça Múrias-Oeiras

Autores: Lourdes Robalo e Alexandra Sanderman

Download do projecto.
Aberto fórum de discussão!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Para acabar com o aborrecimento

Para acabar com o aborrecimento


Estamos aborrecidos ou estamos tristes? 

"Para acabar com o aborrecimento
Vamos fazer um simples movimento.
Para acabar com o aborrecimento
Vamos fazer um simples movimento.
- com a mão,
- com a mão, com a outra.
- com a mão, com a outra, com o pé..."

e vamos adicionando outras partes do corpo 
O dia pode começar assim. Mas aborrecimento é diferente de tristeza.
Depois podemos procurar a história adequada, a conversa apropriada e continuamos ...

sexta-feira, 5 de março de 2010

Fóruns de discussão

Os fórum de discussão (Qual a boneca mais bonita e Educação sexual) no site dos Jardins Saudáveis conta com comentários que podem ser do interesse de professores e educadores. O JS incentiva a partilha e lança desafios sobre assuntos da prática quotidiana dos profissionais da educação, levando-os a reflectir sobre as várias estratégias que utilizam passíveis de melhorar as suas competências e desempenho na área da Educação em geral e a Educação para a Saúde em particular. Acreditamos que podemos aprender mais e melhor na companhia dos blogs e fóruns de discussão!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Qual a boneca mais bonita?

Qual a boneca mais bonita?

Olha, o blog voltou ao normal!


Já tinha verificado que outros blogs andavam com o mesmo problema que o meu. Havia queixas aí pela blogosfera. Mas eis que hoje, de repente, voltou tudo ao normal (pelo menos aqui para o meu lado). Mas se o blogger não andasse "adoentado" e se eu não fosse tão apressada, hoje não me encontraria aqui. 

Mas como tenho tendência para fugir à uniformidade e estando já um pouco cansada do blogger, e não tendo pretensões de registar grandes afluências de tráfego virtual, mas sim encontrar um grupo de pessoas interessadas na Educação numa óptica de Educação e Promoção da Saúde, e que lhes agrade "conversar" e partilhar conhecimentos, materiais e recursos, o meu novíssimo JardinSaudáveis enche-me as medidas ... não sei é se quem lá vai sente-se bem... De qualquer modo, por aqui sempre vão ficando os links dos posts colocados no novo JS (uma atenção para quem não gosta de mudanças! :)

O Pássaro da Alma


"No fundo, bem lá no fundo do corpo, mora a alma.
Ainda não houve quem a visse,
Mas todos sabem que existe.
E não só sabem que existe,
Como também sabem o que lá tem dentro.