Bem-vindo!

O espaço Jardins Saudáveis é constituído por um blog e um website, ambos com materiais e recursos na área da Educação para a Saúde. Está aberto à participação e colaboração de vários autores que podem aceder ao blog directamente ou enviar os textos/materiais para:
gliceria@jardinsaudaveis.com

terça-feira, 20 de abril de 2010

Inseparáveis


Pode ser um peluche, uma manta, uma fralda ou a sua chucha preferida... Estes são alguns dos possíveis objectos de transição tão importantes na segurança e saúde emocional do bebé.
A chegada de um irmão, a entrada na creche, uma ida ao pediatra poderão ser momentos difíceis para o bebé, o objecto de transição ajudará a ultrapassar estes momentos com êxito.
O objecto de transição ajudá-lo-á a desenvolver as suas emoções e a superar situações desconhecidas.
É importante não ridicularizar a criança nem pretender que esta rompa de vez com a "dependência" do objecto. Ela própria, sozinha, acabará por aos poucos deixar.
Uma das questões mais colocadas pelos pais é o facto de raramente conseguirem lavar "este amiguinho" do filho, devemos ter consciência que as crianças sentem-se protegidas devido ao tacto e principalmente ao odor do objecto. Ao colocar na máquina corre-se o risco de alterar esses dois factores e a partir desse momento a criança não reconhecerá o "amigo". Como tal, sugiro que se faça uma limpeza manual em conjunto com a criança. Desta forma ensinar-lhe-á a cuidar dos outros.

Inquéritos aos Educadores de Infância

Os questionários infra destinam-se aos educadores de infância e pretendem saber a sua opinião sobre alguns aspectos da Educação para a Saúde. São pequenas sondagens que irão permitir ter uma ideia das percepções dos educadores que visitam este blog. Para participar basta escolher a opção que melhor caracteriza a sua opinião tendo em atenção que não existem respostas certas ou erradas.
Se tiver disponibilidade agradeço a colaboração.
Glicéria Gil

Utiliza na sua prática pedagógica os materiais/recursos de Educação para a Saúde colocados neste blog?

Como educador de infância abordo ... (escolha a resposta com que mais se identifica)

A escovagem dos dentes no meu Jardim de Infância

O que mais gosta ou gostaria de encontrar neste blog

Quais as áreas existentes na sua sala?

Visita o blog Jardins Saudáveis

Ocorreu um erro neste dispositivo