Bem-vindo!

O espaço Jardins Saudáveis é constituído por um blog e um website, ambos com materiais e recursos na área da Educação para a Saúde. Está aberto à participação e colaboração de vários autores que podem aceder ao blog directamente ou enviar os textos/materiais para:
gliceria@jardinsaudaveis.com

quarta-feira, 7 de abril de 2010

1000 cidades, 1000 vidas

Este é o lema do DIA MUNDIAL DA SAÚDE que se comemora hoje, dia 7 de Abril de 2010. Há temas que nos despertam interesse. Este é um deles. Pela pertinência e actualidade. Falar de urbanismo e, ao mesmo tempo tentar inverter as condições de vida pouco saudáveis das populações é procurar um caminho em parceria, é encontrar as condições e os meios para melhorar a qualidade de vida da(s) comunidade(s). É o objectivo das cidades saudáveis que somos todos nós! 
Alguns vídeos aqui apresentados podem ser instrumentos passíveis de utilização para que se possa (re)criar mudanças, quer em termos de intervenção, quer em termos de propostas para a acção. 

O blog e Site Jardins Saudáveis desafia os leitores. 
Propõe três actividades para serem desenvolvidas nos Jardins de Infância. 
  • A primeira diz respeito à elaboração de projectos dentro da temática "1000 cidades, 1000 vidas" em que cada JI partirá do meio envolvente de cada criança, de cada jardim-de-infância para produzir conhecimento, melhorar atitudes e comportamentos. Serão essas acções projectadas que cada um  irá  desenvolver que depois de operacionalizadas contribuirão para tornar a vida no jardim de infância mais saudável.
  • A segunda já aqui foi lançada o ano passado tendo recebido a adesão da Juca (autora dos blogs Jardim do Cruzeiro/Bloguefólio/Pré-Histórias) que se prende com a recolha das opiniões das crianças sobre o que é a saúde e estar saudável. 
  • A terceira é elaborar uma história aos bocadinhos intitulada " O primo da Gilda tem SIDA" . Desta vez não dou o mote. Vou participar no meio ou no fim da história. 
São propostas que exigem de nós e suscitam a nossa reflexão, em especial a história que provavelmente será de difícil abordagem ou não? Porém, é altura de desafios que exijam mais de nós, e sejam menos do mesmo, que nos coloquem a hipótese de como podemos ou não trabalhar estas questões. 
O repto aqui fica, o resto é com os leitores! Se algumas colegas estiverem interessadas poderão enviar as propostas dos projectos que serão posteriormente compilados e divulgados através dos blogs e, eventualmente enviados para a plataforma Moodle da DGIDC (repositório de materiais) como proposta de trabalho na área da Educação para a Saúde. 
Se houver adesão pretende-se constituir um grupo de trabalho online. 


Inquéritos aos Educadores de Infância

Os questionários infra destinam-se aos educadores de infância e pretendem saber a sua opinião sobre alguns aspectos da Educação para a Saúde. São pequenas sondagens que irão permitir ter uma ideia das percepções dos educadores que visitam este blog. Para participar basta escolher a opção que melhor caracteriza a sua opinião tendo em atenção que não existem respostas certas ou erradas.
Se tiver disponibilidade agradeço a colaboração.
Glicéria Gil

Utiliza na sua prática pedagógica os materiais/recursos de Educação para a Saúde colocados neste blog?

Como educador de infância abordo ... (escolha a resposta com que mais se identifica)

A escovagem dos dentes no meu Jardim de Infância

O que mais gosta ou gostaria de encontrar neste blog

Quais as áreas existentes na sua sala?

Visita o blog Jardins Saudáveis

Ocorreu um erro neste dispositivo