Bem-vindo!

O espaço Jardins Saudáveis é constituído por um blog e um website, ambos com materiais e recursos na área da Educação para a Saúde. Está aberto à participação e colaboração de vários autores que podem aceder ao blog directamente ou enviar os textos/materiais para:
gliceria@jardinsaudaveis.com

domingo, 7 de fevereiro de 2010

A propósito de comemorações e outros eventos que tais

Por Glicéria Gil 
Como educadora e como pessoa sempre me preocupei com  a Saúde das crianças. Maior dificuldade poderei ter tido quando pensei em colocar em prática os conhecimentos que possuo nessa matéria.
Afinal o que nos deve preocupar relativamente à aprendizagem da "saúde" das crianças pequenas?
No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação! No próximo dia 7 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Geralmente esses e outros dias são amplamente comemorados na maioria dos jardins-de-infância. Os educadores organizam um conjunto de actividades com o objectivo de, por um lado, não deixar passar esses dias em branco e, por outro, cumprirem o que dita o Plano Anual/Projecto Curricular de Escola e Grupo.

Sempre considerei este tipo de comemorações como tendo um interesse relativo para o desenvolvimento saudável das crianças. Sem querer menosprezar quem se preocupa em comemorar "tudo" aquilo que aparece no calendário, questiono-me se estas ditas "comemorações" não serão um meio de nos desviar daquilo que interessa, ou seja, que as crianças demonstrem no seu dia-a-dia atitudes e comportamentos reveladores da interiorização de estilos de vida saudáveis. Reportando-me à alimentação, será que interessa ficarmos sensibilizados "num determinado dia" para uma alimentação saudável se, nos dias seguintes "arruinamos" essa sensibilização, com a prevalência de refeitórios e lanches onde o conceito de alimentação saudável  ainda está aquém do desejável?

Volto ao princípio, conhecimentos e informação sobre esta matéria encontramos em abundância. Porém, o mais importante que são as mudanças de COMPORTAMENTO das crianças e adultos, essas continuam a ser uma utopia. Existirão outros modos de aprender e ensinar a ser saudável ou estamos condenados a repetir o que já sabemos e conhecemos?                                               

Inquéritos aos Educadores de Infância

Os questionários infra destinam-se aos educadores de infância e pretendem saber a sua opinião sobre alguns aspectos da Educação para a Saúde. São pequenas sondagens que irão permitir ter uma ideia das percepções dos educadores que visitam este blog. Para participar basta escolher a opção que melhor caracteriza a sua opinião tendo em atenção que não existem respostas certas ou erradas.
Se tiver disponibilidade agradeço a colaboração.
Glicéria Gil

Utiliza na sua prática pedagógica os materiais/recursos de Educação para a Saúde colocados neste blog?

Como educador de infância abordo ... (escolha a resposta com que mais se identifica)

A escovagem dos dentes no meu Jardim de Infância

O que mais gosta ou gostaria de encontrar neste blog

Quais as áreas existentes na sua sala?

Visita o blog Jardins Saudáveis

Ocorreu um erro neste dispositivo