terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pensamento colaborativo?

Por Glicéria Gil 
Se quisermos mudar pensamentos temos que os substituir por outros. Somente assim poderemos construir algo de novo, e quiça até melhor. As ideias e pensamentos que mudam diariamente são a essência da nossa vida. 
Pensamentos colaborativos são ideias que resultam em tempo real com inúmeras adições externas que seleccionamos como apoio ao desenvolvimento de um conceito ou opinião. Mas, afinal o que é colaborar? Certamente que não é o mesmo que concordar ou comentar. 
Colaborar significa contribuir com ou mesmo trabalhar com uma ou mais pessoas para um mesmo objectivo. É construir em conjunto.
Na internet, colaborar significa contribuir com informação relevante. Esse conceito, quando utilizado através das várias ferramentas da web, cria novas possibilidades, outros canais de evolução colectiva.
É aqui que queria chegar, à questão dos BLOGS COLECTIVOS, ou seja, a união das ideias de um grupo de pessoas como um canal de comunicação, participação e desenvolvimento. Diariamente estão sujeitos a actualizações e revisões, evoluindo com os seus autores na transformação das ideias e pensamentos.  
Foi nesta perspectiva que o Jardins Saudáveis (JS) foi criado e é assim que continuará a evoluir (desejamos!)

3 comentários:

virgínia costa-barroso disse...

O teu sentido de comunidade de partilha, aprendente, é o que justifica a qualidade intrínseca do bloguista. A tecnologia bem usada é uma via de desenvolvimento individual e colectivo. BJ

Glicéria Gil disse...

Olá Virgínia,
Completamente de acordo e completando o teu raciocínio para aspectos relacionados com a formação de comunidades de aprendizagem online
(orientadas para o desenvolvimento dos processos colaborativos)veremos surgir uma cultura de participação colectiva através das interacções que suportam as actividades de aprendizagens que se realizam nessas comunidades (blogs, plataformas, etc). E é assim que eu entendo que deva funcionar uma comunidade de aprendizagem, em que todos os membros do grupo se encontrem envolvidos num esforço de participação, partilha e construção conjunta das representações de conhecimento.
Neste sentido, a aprendizagem não está separada da acção e os processos de aprendizagem orientam-se mais para a comunidade do que para o indivíduo. Mas ainda estamos (aqui falo no geral, não neste blog em particular) muito aquém de conseguirmos chegar a este patamar, mas havemos de lá chegar!
abraço

RS disse...

Estou de acordo com a Virgínia. Subscrevo, RS.