sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Folheto GRIPE A para as famílias

Por Glicéria Gil

A DGIDC já colocou online o folheto GRIPE A que deverá ser entregue aos pais e encarregados de educação no 1º dia de aulas.


  • Centro de Análise da Resposta Social à Gripe Pandémica
    (Escola Nacional de Saúde Pública em colaboração com a Direcção-Geral da Saúde e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian)
    Recolhe elementos para caracterizar a resposta social, em reuniões de trabalho com os parceiros, no blog
    http://agircontraagripe.blogspot.com/ e no twitter http://twitter.com/ensp_unl


O Ministério da Saúde (Direcção-Geral da Saúde - microsite da gripe) faz diariamente um ponto de situação, relativamente à evolução da infecção da Gripe A.

Fonte:DGIDC

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Calendário Mensal de Higiene Oral





Calendário Mensal de Higiene Oral é um bom recurso para fomentar bons hábitos no que diz respeito à saúde oral das nossas crianças.

Cada criança deve registar diariamente, as vezes que lava os dentes, pintando os desenhos de meio-sol (manhã), sol (meio-dia) e lua (noite).





quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Educação Sexual na infância

Por Andreia Aleixo


O CORES (Centro de Orientação em Educação e Saúde)criou um guia para educadores de crianças entre os 0 e os 10 anos que se intitula "Guia do professor - Educação Sexual para crianças des 0 a 10 anos".
Neste documento poderá encontrar informação sobre a sexualidade infantil, desde a fase oral à fase genital, um quadro de interesses e perguntas frequentes das crianças de acordo com a sua faixa etária, aborda igualmente as vantagens da educação sexual, apresenta dicas para o trabalho em sala de aula, a metodologia para o trabalho em sala de aula e apresenta sugestões de leituras.
Na parte final do guia aborda questões como a masturbação, a homossexualidade, os jogos sexuais e abusos sexuais.

Site interessante:

EduSex


terça-feira, 25 de agosto de 2009

Gripe A - Vídeos

Por Albertina Pereira

É sempre bom lembrar!



Mais informação sobre a gripe no microsite da gripe.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A minha caixa de arrumação

Por Glicéria Gil



Desde criança que gosto de separar. Não é propriamente manter as coisas arrumadas, mas sim colocá-las nos sítios próprios. Um blog é uma caixa onde se coloca tudo e mais umas botas. São selinhos, recadinhos, coisinhas ... é um sítio cheio de palavrinhas e bonequinhos que gostamos de mostrar aos outros. Alguns referem a existência de muito narcisismo, outros apontam estes espaços como lugares à solta onde cada um divaga a seu belo prazer. Alguns dos aspectos que caracterizam a blogosfera dizem respeito à quantidade, diversidade e diferença na estrutura e conteúdos dos blogs. Quem já me conhece um bocadinho sabe que eu gosto muito de ler blogs. Faço isso todas as manhãs e ao fim do dia. Se a tarde estiver a jeito pode ser que também faça mais umas leituras. Acompanho os amores e desamores de uma migalhinha da blogosfera. Vá lá que não tenho tendência para ir coleccionando os blogs que leio ... Mantenho-me fiel a uma meia dúzia.
Mas quanto aos blogs com o carimbo cá da casa a conversa já é outra. Tenho criado bloguitos por tudo e por nada. É fácil, rápido e faz-me perder imenso tempo. Mas gosto das coisas assim, cada uma em seu lugar à espera de ser aberta.
Neste blog, como digna dispensa do andar de duas assoalhadas que arrendei ao blogger, ficam as coisas que ocupam muito espaço na cozinha, sala, casa de jantar, arrecadação e quarto. Não, esse blog não é o local do atafulhamento, onde se põe aquilo que não se quer. Nada disso. Lá guarda-se o que pode vir a fazer falta amanhã. Uma história sobre a menina Vitória, uma canção sobre o rapaz do blusão, uma experiência com a ciência ou o relato sobre um sapato. Seria bom estar tudo o que se precisa à mão de semear... pois era ... mas não está, vai estando.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Quase pronto

Por Glicéria Gil




Algumas mudanças no layout e mais umas arrumações e estamos prontos para deixar a silly season. A equipa conta com a entrada de novos editores. Procuramos a diversidade aliada à experiência. Iremos comunicar, estabelecer laços e construir pontes. Contamos com editores a partir dos vinte e dois anos até aos cinquenta e dois. Trinta anos nos separam e trinta anos nos aproximam. Que haja iniciativa, motivação e acima de tudo muita vontade de construir e partilhar.
Por que sabemos que cada vez mais é difícil construir um mundo saudável, então o que pudermos fazer que o façamos com empenho, seriedade e honestidade. Sejamos como um simples farrapo de algodão esvoaçando na imensidão da vida. Alguém o apanhará, alguém o aceitará.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Caso sério

Por Glicéria Gil

Ainda não começaram as "aulas" mas as preocupações já vão regressando. Saber que nome dou à sala, o que faço nos primeiros dias, ponho tapete ou não (para mim pensei numa cadeira confortável), é higiénico dar bolachinha aos bebés e depois eles andarem por ali à cata de migalhinhas, ainda por cima agora que só se fala em gripe para aqui, gripe para acolá, faço fila um a um, dois a dois, tudo em molhe e fé em deus, saio para o recreio a que horas, como organizo as actividades, o que ponho na sala, quantas mesas, lugares marcados ou não, parece-me que as cadeiras são muito altas para as crianças de 3 anos, não gosto nada do modo como a minha colega deixou a sala organizada, as cortinas do fantocheiro são horríveis, mas como podia ela gostar de cortinas amarelas às bolinhas azuis numa sala toda cor-de-rosa, a casinha das bonecas vai para ali, a garagem para aqui, ó diabo onde é que eu ponho o baú das trapalhadas, os placards vou decorá-los, ponho dois elefantes do lado direito, uma girafa do lado esquerdo, um papagaio em cima e uma barata em baixo, e ainda tenho que ver o caso das almofadas (ou tenho uma para cada criança ou então vai haver guerra), será que a auxiliar é prestável, espero que goste de trabalhos manuais, ai que saudades que tenho de fazer a prendinha para o natal, o que será que vou (vamos) fazer este ano, mas o melhor mesmo é pensar no que os meninos vão levar para casa no primeiro dia, já estou a ver os pais (alguns) todos babados a receber a oferta do filho, e eu tão orgulhosa do meu papel.
Estão a ver? Ainda faltam 10 dias para o recomeço e a minha cabeça já fervilha...

Nota: Esclareço que este é um post humorístico. Poderia ter escrito sobre o tempo de espera na linha Saúde 24 ou sobre o calor deste Verão. Um dia faço isso.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sentimentos à flor da pele

Por Glicéria Gil



"La escuela ha cerrado sus puertas a los sentimientos, se nos dice, como si los pudiésemos dejar fuera. Recuerdo mis temores en los pri meros días de escuela, la angustia ante el examen, mis miedos y mis ale grías, que todo hubo en mi dilatado proceso educativo. Lo cierto es que, los contenidos sentimentales, no se han trabajado explícitamente y, como consecuencia, se nos han colado, entre los dedos, los sentimien tos no deseados."

O tempo do (re) começo aproxima-se e com ele algumas incertezas, angústias, expectativas... tempo de ser e estar, tempo nosso e dos outros.Tempo de adaptação, socialização. Tempo de olhar, ver e observar. Tempo de sentir e permitir.
Deve ser por isso que ato sentimentos com palavras, procurando razões para simplificar, para o tal bem-estar ... Sempre o sentir. Por isso leio Cristóbal Gómez Mayorga.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pensamento infantil e os fenómenos naturais

Por Andreia Aleixo

Crianças de 3 a 6 anos explicam o funcionamento de alguns fenómenos naturais. A educadora Monique Deheinzelin comenta as falas, indicando como elas revelam a forma de pensar das crianças pequenas.

Vídeo produzido pela revista Nova Escola (Brasil)



terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sou assim um pouco insistente, mas que hei-de fazer é feitio

Estava eu a codificar o meu questionário e não é que reparei que a(o)s educadora(e)s do distrito da Guarda, Portalegre,Évora, Vila Real e Viana do Castelo estiveram de "férias" e foram pouca(o)s os que o preencheram. Não pode ser! Quero lá ter dados "coxos"! Vão-me dizer que existem mais educadores em Lisboa e Porto do que nos outros distritos. Tudo bem concordo, mas mesmo assim deve andar por aqui alguém (educador) daquelas bandas disposto a colaborar...
Vai daí resolvi apelar ... se estiver farta(o)do dolce fare niente da época clique no questionário que está no final deste texto.
E já agora por onde andam os 300 educadores do género masculino? Certamente a apanhar banhos de sol. Fazem bem que eu procuro fazer o mesmo.
BOAS FÉRIAS!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vai sendo tempo de nos irmos preparando

Para os próximos tempos ... Altura de prevenirmos, actuarmos e de acreditarmos que está nas nossas mãos e nas nossas cabeças minimizarmos o desenvolvimento da pandemia (Gripe A). Não irei aqui referir sobre como devemos actuar. Penso que a informação que por aí circula é mais do que suficiente para nos sentirmos minimamente informados. Porém, a vida ensinou-me que as "distracções" suplantam a racionalidade de seres pensantes e actuantes. E para os que ainda estão em "Março de 2009", nunca é demais lembrar que a DGIDC divulgou aqui cartazes, boletins informativos, planos de contingência e links que nos dão toda a informação necessária. Será altura de irmos planeando a nossa intervenção já a partir do dia 1 de Setembro, nos Jardins-de-Infância, Creches e Escolas onde exercemos funções. Há muito trabalho para fazer, quer com as famílias e crianças, quer com pessoal auxiliar e outro.
E como já neste blog referi, este será sem dúvida um começo de ano lectivo de que não temos memória, apesar de estarmos cerca de 8 semanas atrás do Reino Unido e Espanha no que à evolução da pandemia diz respeito. Utilizemos esse tempo em nosso proveito para aprendermos com a experiência dos outros. Sejamos pró-activos.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ACIDENTES

COMO PROCEDER EM CASO DE QUEDA

Ferimentos ligeiros
Lave com água e sabão, desinfecte e faça penso. É importante saber se a criança tem a vacina contra o tétano actualizada.
Ferimentos graves
Suspeita de fractura: recorra ao serviço de saúde da área.
Em quedas muito graves
Deve-se chamar de imediato uma ambulância.


COMO PROCEDER EM CASO DE QUEIMADURA

Não ponha nas queimaduras nem álcool, nem pomadas, nem gorduras, nem dentífricos.
Proteja com penso esterilizado ou compressa própria.
Queimaduras superficiais podem molhar-se com água fria.
Se a roupa está a arder enrole a criança numa toalha molhada.
Se a criança se queimou com líquido dispa-a imediatamente.


COMO PROCEDER EM CASO DE SUFOCAÇÕES

Procure retirar o objecto que provoca asfixia; tente colocar a criança com a cabeça para baixo procurando fazer sair o objecto asfixiante.

COMO PROCEDER EM CASO DE INTOXICAÇÃO
Telefone para o Centro de Intoxicações 808 250 143 para saber como actuar em cada caso e dirija-se ao hospital.
Dê uma bebida açucarada em caso de ingestão de álcool.
Não dê sistematicamente bebidas.
Não provoque o vómito se a criança ingeriu uma substância cáustica.