domingo, 28 de junho de 2009

Nem imaginam o prazer que me dá escrever estas linhas

Sobre o questionário on-line, a razão de ser deste blog aqui ficam algumas notas.

Houve dias de desespero. Muitos mesmos. Contudo, sempre acreditei que haveria de resolver o meu problema. Também acreditei que muitos dos meus colegas seriam solidários, que “perderiam” 15 minutos do seu tempo para colaborarem comigo. Acredito que muitos começaram a preencher o questionário, mas não chegaram ao fim, acredito que muitos tiveram problemas informáticos, acredito que muitos abriram o link e o encerraram imediatamente, acredito que muitos o ignoraram simplesmente.

Porém, apesar destes “muitos” houve “outros muitos”, "muitos mais" que no final do questionário ainda tiveram a amabilidade de escrever umas linhas sobre o que o questionário “lhes deu” em termos de instrumento de reflexão sobre as suas práticas de promoção da saúde. Outros ainda me desejaram sorte e outros interessaram-se por conhecer os resultados deste estudo.

Estou muito contente, mas mesmo muito contente. Não cheguei a recolher os ambicionados 999 questionários mas fiquei relativamente perto. Tão perto… que se não receber mais questionários poderei, mesmo assim, dar continuidade a este estudo. Estou grata aos colegas e, de tal modo me senti grata que a minha maior preocupação foi, durante bastante tempo, encontrar uma maneira de agradecer a todos vós pela vossa incondicional participação.

O Jardins Saudáveis e seus apêndices (Ideiazinha/Abrir e Fechar) foram a estratégia que encontrei por vos agradecer. Mesmo tendo gasto muito do meu tempo a preparar e a recolher materiais para postar nos blogs, esse tempo nunca poderá ser comparado com o tempo que vocês “gastaram” em meu proveito. Para alguns, os materiais postados foram úteis para a sua prática, para outros nem tanto. Porém e atendendo aos downloads que foram feitos verifiquei a sua utilidade, e isso incentivou-me a gastar o “tempo” que era destinado a escrever a tese em prol dos blogs. Hoje, avaliando os resultados obtidos verifico que esse “tempo” foi um tempo muito bem empregue que me deu satisfação pela partilha e pela possibilidade de realizar “amizades” virtuais e reais.

Não poderia deixar de referir aqui a colaboração preciosa da Ádila, Albertina, Ana, Andreia, Cristina, Elisabete Antunes, Esmeralda, Fátima André, Flávia, Henrique, Isabel, Juca, Margarida, Maria Figueiredo, Marta, Rosa Silvestre e a Rute Moura. Obrigada por enriquecerem o meu espaço virtual e por divulgarem o meu questionário.

Agora é tempo de retiro… tempo de voltar a olhar para a tese … menos tempo para os blogs … mas sempre algum tempo… por aqui andarei.

Obrigada.

Nota: Este post foi publicado neste mesmo dia em todos os blogs e plataformas onde participo.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A(H1N1): Já andava por aí antes de o sabermos


Uma nova análise da actual gripe suína sugere que a transmissão ao homem ocorreu vários meses antes do reconhecimento do actual surto. O estudo, publicado na versão online da revista Nature, sublinha a necessidade de uma constante vigilância da gripe em suínos e apresenta provas de que novos elementos genéticos em suínos podem resultar no aparecimento de vírus com potencial transmissão pandémica aos humanos. “Utilizando métodos computacionais desenvolvidos nos últimos 10 anos em Oxford, fomos capazes de reconstruir as origens e o calendário desta nova pandemia”, disse Oliver Pybus, do Departamento de Zoologia da Universidade de Oxford e um dos autores deste estudo. Os resultados mostram que o vírus circulou entre suínos, possivelmente em vários continentes durante muitos anos antes da sua transmissão aos humanos. O artigo na Nature:

http://www.nature.com/nature/journal/vnfv/ncurrent/pdf/nature08182.pdf

Fonte: Gripenet

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O "Cap" na festa de finalistas



"CAP" ou "MORTARBOARD" é um barrete (chapéu) académico e clerical oriundo da Grã-Bretanha, em forma de calote sobrepujada por uma copa de pala quadrangular, de cujo centro nasce uma borla que descai em franja como no Fez. É tradicionalmente usado por reitores, estudantes e bispos anglicanos em mandato na Câmara dos Lordes.
A partir de velhas universidades como Oxford e Cambridge, a Cap migrou para as universidades da África do Sul, Canadá, EUA e Austrália, para apenas exemplificarmos algumas situações de deslocalização tributárias da cultura britânica.
Nas universidades norte-americanas, a toga académica (gown) não é um traje de uso corrente durante os anos de realização dos cursos. A toga e o barrete costumam ser comprados expressamente para as mega-festas de entrega dos diplomas de fim de curso, com outros acessórios como o anel.
A massificação das universidades norte-americanas, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, originou o aparecimento de empresas especializadas na organização da "Graduation Ceremony", empresas essas que marcam as datas, arrendam estádios e pavilhões desportivos, disponibilizam equipas de fotógrafos e de filmagens, vendem peluches, anéis, impressos e diplomas, álbuns fotográficos e borlas de diversas cores para aplicação nas copas dos barretes.
De olhos postos no paradigma universitário, a "Graduation" à americana estendeu-se aos liceus, escolas e jardins-de-infância.



TRANSIÇÃO JI/ESCOLA

Nos Jardins-de-Infância, o livro "A House for Hermit Crab" de Eric Carle é utilizado como recurso para ajudar as crianças na transição "Preschool" para "kindergarten" e "kindergarten" para "First grade".
Desconheço se existe versão em Português. Alguém sabe?

terça-feira, 16 de junho de 2009

Cuidados com o sol

Por Albertina Pereira

Saiba como proteger as crianças do Sol e alerte as crianças para os efeitos nocivos do sol. Uma abordagem clara talvez surta efeito naqueles que teimam em não usar o chapéu! Clique na imagem e encontre outras sobre saúde.

Crescer com a Música

Por Palavras M

Hoedown from Rodeo from Eleanor Stewart on Vimeo.

Crescer com a música...

O que é belo perdura...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Leituras Saudáveis (II)

Por Palavras M


Quando a criatividade não é morta à nascença...


A editora Bruaá editou o seu quarto livro , " O Ponto" ,de Peter H. Reynolds.


Nesta inspiradora e cativante história, Reynolds demonstra o poder de um pequeno encorajamento. Uma narrativa textual e pictórica mínima traduzem a frustração de Vera que amua junto à sua folha em branco no final da aula de desenho: “Eu não sei desenhar!” A professora sabiamente responde: “Tenta fazer uma marca qualquer e vê onde ela te leva.” A renitente rapariga pega num marcador e crava-o na folha fazendo um pequeno ponto. ( ler mais)


"O Ponto",como ponto de partida, levou as crianças do JI de Vermoim/Ossela até....







Ainda sobre leituras saudáveis, aqui ,pode-se encontrar uma listagem de bons livros ,para a Infância, apresentada com humor.


Boas leituras!


Uma criança não nasce leitor...faz-se leitor!

domingo, 14 de junho de 2009

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Conversar a Escola...

Por Moinho de Vento


Pelas bandas de Mafra, e desde o início do ano, um grupo de educadores imaginou, preparou e apresentou um conjunto de reflexões à volta de temas queridos à Escola e às Famílias...
A última sessão foi dedicada à Nutrição Infantil.
Vale a pena espreitar:
http://conversaraescola.blogspot.com/

terça-feira, 9 de junho de 2009

Construindo o BOB: Projecto de exploração do Corpo Humano

Figure 42. The completed model of the human body: Bob
Building “Bob”: A Project Exploring the Human Body at Western Illinois University Preschool Center (ECRP Vol. 10 No. 2 Fall 2008)

O projecto pode ser lido aqui.  Clicar nas fotos que constam no texto para visualizar.  

sábado, 6 de junho de 2009

Mais saúde para utilizadores de PC

Todos os utilizadores de computador, sejam eles crescidos ou ainda pequenos, devem ter em conta desde bem cedo alguns cuidados que ajudam a preservar a sua saúde, não só a saúde visual, mas também a postural.

Vejam nesta apresentação ( recebida via e-mail e da qual lamentavelmente desconheço a autoria) algumas recomendações muito úteis:

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Home - O Mundo é a Nossa Casa

Hoje, Dia Mundial do Ambiente. é o dia da estreia mundial do documentário «Home - O Mundo é a Nossa Casa», do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand. O filme é uma colecção única de imagens do planeta visto a partir do céu, captadas em mais de 50 países. O objectivo é alertar para as ameaças ambientais e incitar à acção.
O filme pode ser visto na íntegra aqui

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A História de Fernando



by Munro Leaf, Illustrated by Robert Lawson

Um clássico da literatura infantil. Continua a encantar gerações desde 1936. Continua a ser uma das minhas histórias preferidas e com imensas potencialidades para ser trabalhada ao nível da Educação de Infância e 1º ciclo. O download pode ser feito aqui

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Um dia especial


Dia Mundial da Criança 

é um dia especial. 

Neste dia todos sorriem 

e ninguém se sente mal.

Ricardo Costa

Aluno do Agrupamento de escolas Dr. Francisco G. Carneiro