Bem-vindo!

O espaço Jardins Saudáveis é constituído por um blog e um website, ambos com materiais e recursos na área da Educação para a Saúde. Está aberto à participação e colaboração de vários autores que podem aceder ao blog directamente ou enviar os textos/materiais para:
gliceria@jardinsaudaveis.com

quinta-feira, 30 de abril de 2009

A que sabe a Lua


Título: A que sabe a Lua 
Autor: Michael Grejniec
Editora: Kalandraka 

Síntese: "Todos os animais querem saber a que é que sabe a lua e vão fazer tudo para descobrir...". Uma história de companheirismo, de interajuda, de amizade. Mais informação aqui. 

IDEIAS E ACTIVIDADES DISPONÍVEIS NA   Revista Noesis  

Se descobrir o que a Lua sabe... partilhe connosco... aqui no Jardins Saudáveis!

A LUA SABE...
... a amizade  (partilhado pela Andreia Aleixo do blog Aprendi no JI)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

História ... aos soluços




Como já devem ter reparado eu tenho uma predilecção por histórias simples, com animais, tipo lenga-lenga... No âmbito do DIA DA MÃE fui rebuscar uma história muito velhinha, mas muito singela e perfeitamente adequada ao dia, em especial para as crianças mais pequenas...  
Porém vou fazê-la aos "soluços", ou seja, talvez pela noite fora ou amanhã esteja completa e pronta para o download. 
Agora está na hora de jantar...

Adenda: O download da história pode ser feito aqui

terça-feira, 28 de abril de 2009

Apetece-me ... divulgar


Quando os projectos são interessantes apetece... divulgar.
Programa educativo da iniciativa da Nestlé Portugal, com o apoio da DGIDC, que visa contribuir para a adopção de hábitos e estilos de vida saudáveis. O espaço dos alunos tem propostas muito interessantes, que apesar de serem dirigidas para os 1º e 2º ciclos, também podem ser abordadas no Jardim de Infância.
Pode-se aceder, clicando na imagem.

Leituras saudáveis

Três sugestões de leituras saudáveis, todas da Editora bruaá
São livros que nos falam



segunda-feira, 27 de abril de 2009

Momentos Jardins Saudáveis IV


     © Eric Lafforgue 

Manual de primeiros socorros

Porque nunca se sabe quando pode fazer falta... aqui fica um óptimo recurso no âmbito da saúde:
Podem descarregá-lo em versão pdf. clicando na imagem.

Os Defensores do Ambiente

Os Defensores do Ambiente é o título de um conjunto de rimas que a Elisabete Antunes elaborou para trabalhar com as crianças conceitos, tais como, RECICLARREDUZIR  e SEPARAR. Mais uma estratégia que incentiva o respeito pelo meio ambiente. 




















Download das rimas aqui 










As cinco joaninhas voaram até ao JI de Estrada

O registo que aqui se apresenta foi desenvolvido pelas
crianças do JI de Estrada a partir desta nossa sugestão
para construção de um livro. Através do mesmo foi
possível explorar com as crianças vários conceitos, sendo
o sentido do número o mais relevante. A actividade que 
se apresentou no post pretendia ir ao encontro das 
indicações referidas na Brochura 
da DGIDC onde é colocada em evidência a importância da 
criação de oportunidades que tornem fundamental a 
contagem de objectos implicando essa actividade o domínio 
de várias capacidades.  

domingo, 26 de abril de 2009

O lenço dos amigos: uma história de amizade

A DGIDC tem vindo a desenvolver actividades de promoção da qualidade e do desenvolvimento curricular na Educação de Infância. A colecção Aprender em Companhia é um dos eixos de concretização dessa sua acção. A colecção rica em informação e conteúdos de interesse para os educadores de infância irá tornar-se, sem dúvida, um referencial para estes profissionais. Através destas publicações, os educadores poderão ter acesso ao projecto DQP (Desenvolvendo Qualidade em Parcerias), aceder ao seu referencial teórico e a estudos de caso que fundamentam o conceito, assim como acesso e conhecimento sobre práticas que se inscrevem neste paradigma. 
Uma das suas publicações, Aprender em Companhia intitulada "Podiam Chamar-se Lenços de Amor" refere-se ao trabalho projecto realizado por crianças com o recurso a instrumentos de observação do envolvimento da criança e das interacções adulto-criança. No âmbito deste blog (disponibilizar recursos e informação) inserimos o Lenço dos Amigos: uma História de Amizade cujo download pode ser feito aqui  permitindo assim dar conhecimento e continuidade a outras sugestões que temos vindo a inserir aqui e no blog Ideiazinha, no âmbito do desenvolvimento de actividades que privilegiem a amizade e os afectos vistos como um pilar fundamental para o desenvolvimento harmonioso da criança. 

terça-feira, 21 de abril de 2009

Para o dia de amanhã


Para que cada criança e cada adulto sejam responsáveis pela saúde do Planeta. Quatro avisos que cada criança pode levar para casa e pendurar na sua porta e não mais esquecer o seu dever para com o planeta TERRA. Assim, todos os dias serão dias de cuidar desta nossa "grande" casa. Cada pequeno gesto é um grande gesto para a humanidade.  

Mais uma actividade para o DIA MUNDIAL DA TERRA. O download a ser feito aqui. 

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A semana que se avizinha ...


... é uma semana recheada de eventos. Relembremos o calendário: 

Dia 22- Dia Mundial da Terra  e para este dia, um jogo que nos ensina a limpar e a reciclar e cujo download pode ser feito aqui.  

Dia 23-Dia Mundial do livro,um livro para construir. 

Dia 25- O 25 de Abril  explicado aos mais pequenos. Um excelente recurso disponibilizado pela nossa "Educadora de Infância" e que pode ser consultado aqui
A Albertina também disponibiliza informação e materiais sobre o assunto no Educ@ na Web
E votos de uma boa semana para todos. 

As Crianças Precisam de Vitaminas?

Precisam. E encontram-nas numa alimentação variada.

Precisar, precisam, como qualquer ser humano.
A questão deve ser posta de outra forma? Será que as crianças precisam de suplementos vitamínicos ou poderão elas ingerir quantidade suficiente de vitaminas através da dieta normal e da prática de uma vida saudável?

Muitos pais pedem ao médico, nem que seja uma só vez, que receite à criança «umas vitaminas», porque elas ainda fazem parte do seu imaginário. Mesmo com crianças bem nutridas, rosadas, cheias de vitalidade, que raramente adoecem.

Por várias razões históricas e culturais, os suplementos vitamínicos desempenharam um papel muito importante na prevenção de doenças causadas pela carência desses elementos na dieta. Sem mesmo ir aos tempos do escorbuto, muitos pediatras lembrar-se-ão de ver diariamente casos de raquitismo, de pelagra, de beri-beri, de anemias por deficiência de vitamina B12, etc.

Hoje em dia, estas doenças são raríssimas em Portugal, a nutrição das crianças portuguesas é incomparavelmente melhor e serão muito poucas as que vivem situações arrastadas de grandes carências alimentares. Por outro lado, a ideia de que quando se ia ao médico era obrigatório sair de lá com uma dúzia de medicamentos já passou.

A mudança de atitude perante o que é a Medicina e o que se passa nas consultas, o primado da saúde sobre a doença, o crescente grau de saúde e de bom estado físico das gerações mais novas e a nutrição mais adequada das crianças fazem com que os suplementos vitamínicos tenham perdido muita da sua actualidade.

Não pressionem o médico-assistente do vosso filho para lhe receitar vitaminas, nem comprem na farmácia ou parafarmácia produtos que custam dinheiro, mas que não interessarão à saúde do vosso filho.

Não receitar vitaminas poderá provavelmente ser a atitude mais moderna, mais actualizada e cientificamente mais correcta... portanto não pensem que o médico-assistente do vosso filho está a proceder erradamente se não as prescrever.

Mário Cordeiro, in «O Livro da Criança, do 1 aos 5 anos», A Esfera dos Livros

domingo, 19 de abril de 2009

«Já sou doce que chegue»

Depois das muitas doçarias da Páscoa (em Pedrosas são bem mais doces do que na época de Natal), um folheto que sensibiliza os Pais para a importância das crianças consumirem menos quantidade de alimentos açucarados.

Ainda a propósito da educação sexual

«A escola da amizade
É uma escola diferente,
Toda a gente faz perguntas
E quem responde… não mente


Nesta escola tão escola
Todos gostam de aprender,
Todos gostam de ensinar,
Todos gostam de saber.


Guimarães, L. (2004). O que é um homem sexual? Porto: Colégio Primeiros Passos


Nesta escola da amizade, para ajudar a encontrar as respostas mais adequadas, deixam-se algumas propostas de leituras para educadores e crianças. Alguns dos livros sugeridos podem ser excelentes materiais de apoio.
Disponibiliza-se ainda alguma informação teórica e prática sobre a abordagem da Educação Sexual no Jardim de Infância.

Sugestões de bibliografia

Educação Sexual em Educação de Infância

sábado, 18 de abril de 2009

Pois ... um mês!

Clicar na imagem para ler

Dia Mundial da Terra

O Mundial Dia da Terra instituíu-se como forma de chamar a atenção sobre um assunto de importância vital para a preservação do ambiente, mas a luta nesse sentido implica uma atitude diária que deverá revelar-se nas pequenas acções do dia-a-dia.
Que todos os dias sejam Dia da Terra!
* Cartaz *
(clique nas imagens para abrir)
* Folha para desenho*
É pedido à criança que expresse através do desenho alguns exemplos ao seu alcance para proteger a Terra.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Este já tem destinatário...


Foi criado para homenagear todas as crianças que são amigas do planeta Terra e que se preocupam com a sua/nossa saúde. Esperemos que seja útil. 

Momentos Jardins Saudáveis III

© ANJA BORETZKI

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A VOZ... o espelho da nossa alma!

Porque hoje é Dia Mundial da Voz, as crianças dajaneladomeujardim reflectiram sobre a importância da voz e fizeram alguns exercícios com a voz. No silêncio, no espaço só nosso, pensámos todos naquelas palavras que mais gostámos! Depois, sentimos o corpo e da voz saíam palavras bonitas com sonoridade: [...], que lindo nome!



Hoje é um dia importante, o dia Mundial da Voz.
E estivemos a conversar sobre a nossa voz.
(Inês I.)

Quando a nossa voz fala alto, ficamos roucos;
se falamos baixinho, não estragamos a voz;
(Rita)

Também temos de descansar umas 12 horas; os adultos devem descansar 8 horas pelo menos. (Nádia)

Para a voz ser sempre saudável temos de comer vegetais, frutas, sopa, leite, peixe, ovos e água. (Bruno)

A água é muito importante, os adultos devem beber um litro e meio de água. Nós as crianças um bocadinho menos. (André)

O desporto faz muito bem à saúde e por isso a voz também fica bonita. (P. Duarte)

Quando falamos alto com a voz de zangados é porque estamos mal dispostos, infelizes. (INês M.)

Quando falamos com uma voz meiguinha é porque estamos felizes. (P. Daniel)

Temos de cuidar da nossa voz para gostar dela. (Pedro M.)

Todos nós precisamos da nossa voz para viver bem e para comunicarmos. (todos)

Dia Mundial da Voz - 16 de Abril de 2009


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Voz, um dia que nos recorda os cuidados que devemos ter para com o nosso aparelho vocal.

É importante que, desde cedo, também as crianças se apercebam que há comportamentos correctos e incorrectos para com a voz e que estes podem trazem boas ou más consequências.

Aqui ficam alguns maus hábitos a evitar:

- Falar demais (não dar descanso à voz);
- Falar demasiado alto / gritar;
- Estar exposto a diferenças de temperatura;
- Beber líquidos gelados / ingerir alimentos demasiado frios;
- Ter uma postura incorrecta, com as costas dobradas;
- Fumar;
- Frequentar ambientes poluídos.

Pelo contrário, há hábitos saudáveis que ajudam a preservar a voz:

- O descanso durante, pelo menos, 8 horas por noite;
- Falar num tom médio;
- Descansar a voz durante algum tempo, principalmente as pessoas que têm que falar muito, por exemplo, os docentes;
- Respeitar a vez dos outros falarem e não interromper as conversas;
- Fazer exercício físico e adoptar uma postura correcta;
- Beber bastante água à temperatura ambiente, 5 a 6 copos por dia.

Para mais informações sobre este assunto, espreitem:

http://www.diamundialdavoz.com/site_dmv/home.asp, onde podem visitar a Fábrica da Voz em vídeo e conhecer melhor tudo o que lhe diz respeito.

http://jardimdecruzeiro.blogspot.com, onde podem conhecer as actividades desenvolvidas neste âmbito, bem como duas apresentações em Powerpoint sobre a mesma temática.

E não se esqueçam, sejam Amigos da Voz, cuidem bem da vossa voz!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Cariolina e o Tartarino


Clicar para visualizar. O download pode ser feito aqui. 

Esta história foi adaptada pela Elisabete Antunes que gentilmente a enviou para publicação aqui no Jardins Saudáveis. 

Os meus, os teus e os nossos amigos


Neste tempo de recomeço/regresso é muito bom rever os amigos (em especial para quem esteve de férias/interrupção). Ao longo do 1º e 2º períodos, as crianças tiveram oportunidades de fazer amigos, criar laços e estabelecer cumplicidades. Para mim, o 3º período é o período por excelência para a integração de projectos na área da Saúde Emocional onde os afectos e os relacionamentos com os outros são o alvo da nossa intervenção. Fica aqui esta sugestão. 

O corpo a brincar



O Corpo a Brincar é um projecto de Educação Sexual no Jardim-de-Infância que foi elaborado no ano de 2007/08 pela EBS de Madalena do Pico (Açores). 

terça-feira, 14 de abril de 2009

Sexualidade na Infância

O Colectivo de Harimaguada (Junta de Andalucia) elaborou, há alguns anos, um conjunto de brochuras sobre várias temáticas relativas à Educação Afectivo-Sexual na Infância. Cada temática é fundamentada e acompanhada por vários exemplos práticos, que se podem transformar em excelentes propostas de trabalho. Acompanha, ainda, as brochuras um guia para o Educador.

Ainda da Junta de Andalucia, onde há longos anos se desenvolvem projectos de Educação Sexual em Infância, mais alguns documentos para Educadores e Pais:

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Gravidez - Recursos

Imagens sugestivas para utilização na abordagem do tema da gravidez.
Apesar de terem sido já publicadas no EducanaWeb, penso que não poderiam deixar de constar nos Jardins Saudáveis.
Tantas dúvidas! Tanta curiosidade!
Há tantas coisas para explicar!
(clique nas imagens para abrir)
Espermato...quê?!
Afinal, as sementinhas têm nome!

Que ar tão satisfeito! Porque será?

E a barriga vai crescendo, crescendo, crescendo...

Às vezes cresce muito para caberem dois bebés!

Primeiro parece um feijãozinho mas depois vai crescendo e começa a ver-se que é um bebé!


Sugestão de leitura:

O Joca da marmelada



domingo, 12 de abril de 2009

A mulher que vivia numa bota


Era uma vez uma mulher que vivia numa bota
Todos os dias os filhos batiam-lhe à porta  
Dava-lhes sopa com pão 
e mandava-os para a cama cantando uma canção

Adenda: No Abrir e Fechar pode fazer o download de outra apresentação

Dia 23 de Abril, dia mundial do livro


Aceite o nosso desafio... torne o folhear do livro, os momentos de leitura e de escuta, momentos saudáveis na vida das crianças... porque dão prazer, porque contribuem para o bem-estar, porque favoreçem o desenvolvimento de capacidades e habilidades...
No dia 7 de Abril comemorou-se o Dia Mundial da Saúde e no dia 23 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Livro. Uma sugestão para a comemoração destes eventos é a elaboração de livros temáticos que integrem o conceito "LER+ é saudável". 
Divulgue no seu blog/página, divulgue aqui no Jardins Saudáveis, contribua para que cada vez mais crianças e adultos valorizem e respeitem o livro... 

sábado, 11 de abril de 2009

Quantos dentes?

Download aqui

Na perspectiva de construção de livro e/ou jogo, esta é a segunda sugestão para trabalhar com as crianças conceitos específicos. A primeira intitulou-se "És capaz de encontrar os ovos?" e já há alguns dias que se encontra disponível no blog Ideiazinha. Continuamos assim a apresentar aqui no Jardins Saudáveis e no Ideiazinha materiais que podem ajudar na exploração da temática da Saúde Oral. Esperamos que os mesmos sejam úteis e possam vir a ser utilizados pelas crianças pelo que gostaríamos, se for caso disso, de obter algum feedback no que respeita à sua utilização. De um modo geral não inserimos grandes explicações, nem instruções no que respeita à sua realização, deixando assim aos leitores uma maior liberdade e criatividade. 

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O que pensam os educadores sobre a Saúde Oral no JI?

Terminou hoje a sondagem que foi colocada neste blog para conhecer as opiniões dos leitores sobre a escovagem dos dentes no Jardim-de-Infância. 
A razão porque esta questão foi colocada teve a ver com o facto das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) referirem que a Educação para a Saúde (EpS) e a Higiene fazem parte do dia-a-dia do Jardim-de-Infância. 
Por seu lado, o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral especifica que a escovagem dos dentes deve ser efectuada duas vezes ao dia, sendo uma delas, obrigatoriamente, antes de deitar, ficando assim a higiene oral das crianças a cargo e responsabilidade das famílias. Porém, o programa visa ir ao encontro da meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ou seja, em 2020, 80% das crianças devem estar livres de cárie.  Ora, se as crianças só efectuarem duas escovagens por dia (e aqui estamos a ser bastante benevolentes) será difícil alcançar essa meta caso não sejam realizadas outro tipo de intervenções que ultrapassam a simples mas fundamental escovagem dos dentes. Mais uma vez a remediação em vez da prevenção...
Voltando à Educação de Infância e numa perspectiva da promoção da saúde oral em articulação com a intervenção familiar, será desejável que a EpS e a higiene oral estejam integradas no projecto curricular de sala. O Jardim-de-Infância pode (mas não é obrigado) com a colaboração da família e dos técnicos de saúde tornar a escovagem diária dos dentes um gesto de higiene e saúde. 
Porém, para que esta actividade se possa concretizar convenientemente, os jardins-de-infância devem possuir as condições físicas e humanas necessárias ao desenvolvimento de tal actividade. Os resultados da sondagem que, hoje aqui apresentamos vem mostrar que a escovagem dos dentes não é uma prática incondicionalmente aceite ao nível da Educação de Infância, tal como não o é ao nível dos outros graus de ensino. Nos dias de hoje e como resultado do tipo de padrão de vida social, as crianças almoçam 5 dias por semana fora de casa e portanto sem possibilidade de adquirirem hábitos de higiene oral (escovagem dos dentes após o almoço e lanche) com as eventuais consequências que daí possam resultar. 
Voltando à sondagem que aqui foi feita, sobressai uma questão fundamental e que exigiria uma análise e estudo aprofundado: O que é que contribui para que 41% dos educadores invistam pedagogicamente nesta área, enquanto 33% afirmam não o fazer por falta de condições e 25% rejeitam apriori a actividade por si só? 
Para terminar e sem o objectivo de cruzar dados apresentamos também os resultados dum estudo piloto que realizamos em 2008, onde os educadores foram questionados para saber se as actividades de EpS a desenvolver no JI deveriam ficar a cargo ou não das equipas de saúde escolar. Os dados obtidos mostram que 90% dos educadores consideram que a EpS é uma área da sua responsabilidade e que a mesma deve ser fruto da intervenção educativa, ou seja, a Promoção da Saúde e bem-estar das crianças são áreas do foro educativo.   

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jogo - Dentes de crocodilo


Jogo de identificação de sons

O download das imagens que permitem a construção do jogo pode ser feita aqui. Um bom complemento para o livro " Os crocodilos não lavam os dentes". 
Este jogo permite à criança explorar os sons das palavras representados em cada dente. Por exemplo, o crocodilo "bochechas" tem dentes que começam pelo som b... a criança identifica as imagens que começam pela letra b e vai colocá-las na boca do crocodilo como se exemplifica na imagem aqui ao lado. 

Momentos Jardins Saudáveis II

terça-feira, 7 de abril de 2009

Curiosidades ... sobre ovos



 
Todos nós sabemos que os ovos são muito nutritivos. Possuem proteínas, vitaminas(13) e minerais. Contêm apenas 75 calorias e 5 gramas de gordura. As gemas dos ovos são um dos poucos alimentos que possuem vitamina D. 

Curiosidades sobre o ovo...

* O mês de maio é considerado o "Mês Nacional do Ovo" (pelo menos nos Estados Unidos). Também se comemora o dia mundial do ovo na segunda sexta-feira do mês de Outubro. 

*Guardar os ovos nas embalagens de cartão ajuda a mantê-los frescos. 

*A galinha gira sobre o ovo cerca de cinquenta vezes por dia (assim a gema não adere à casca).

Dia Mundial da Saúde - Somos saudáveis, somos felizes!

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Saúde, dia em que as questões da saúde são mais abordadas, debatidas e lembradas por todos nós.
Aproveito este dia para relembrar a importância de que se revestem os primeiros anos da infância para a aquisição de algumas regras básicas de saúde e de conduta nos vários aspectos: físicos, mentais e sociais.
Para ter saúde é preciso garantir a condição de bem-estar . O jardim de infância não vive alheado a estas questões e tem um trabalho importante a fazer não só com os mais pequenos, mas também junto dos pais e comunidade em geral.

Cada vez mais temos consciência da relevância que assume o nosso papel enquanto elementos com responsabilidade determinante na divulgação de boas práticas, mesmo aquelas que tem a ver com higiene e segurança das nossas crianças e futuros cidadãos.
É neste âmbito que, iniciativas que privilegiam o desenvolvimento de hábitos e condutas saudáveis, devem ser prolongadas para além do espaço escolar. Temos também presente que é num espírito de inteira colaboração e dinamismo com os nossos parceiros sociais que se confere mais sentido, mais eficácia a estas temáticas.

É a este propósito que partilho uma actividade de articulação ( sala 1 com a sala 2) numa festa de Natal para a comunidade, onde a mensagem de higiene oral foi o tema central de uma dança intitulada: " Um copo com água; uma escova e pasta".
Devo ainda salientar a ludicidade conseguida transversalmente nas diferentes áreas: linguagem, expressão e comunicação, conhecimento do mundo, expressão motora, plástica e musical.
Obrigada também à Educadora Irene, pelos momentos partilhados.





Photobucket



Photobucket



Uma canção ilustrada


Photobucket

A Educação Alimentar e as Crianças - Alguns conselhos para os Pais

Este blog pretende ser um instrumento de partilha entre os  profissionais de Educação e Saúde. É um blog que incentiva a colaboração, reconhece quem por aqui comenta e colabora. Pretende partilhar informação, materiais e recursos. Aceita todos os pontos de vista, respeita a diversidade, não critica, nem julga. Simplesmente divulga. 

Rosa Silvestre, enfermeira, do blog Criancices enviou-nos este texto e imagem, o qual desde já agradecemos e publicamos. 

Ao longo da vida as necessidades da alimentação podem variar. 

Contudo uma máxima percorre todas as idades: devemos comer de tudo um pouco. Em todas as faixas etárias existem riscos e cuidados a com a alimentação. Cereais açucarados, sumos concentrados, refrigerantes e alimentos ricos em gorduras (que se encontram em cadeias de restaurantes de grandes marcas) são grandes inimigos de uma alimentação saudável nas crianças, muito receptivas ao que consomem através da publicidade, emitida essencialmente pelos anúncios publicitários na TV.

Alguns nutricionistas alertam para a grande ligação entre a alimentação e a afectividade, que tem grandes reflexos na forma como os pais gerem a alimentação dos mais novos. Oferecer caramelos, como forma de compensar a ausência dos pais, ou reprimir o mau comportamento com um prato de sopa (como se a sopa fosse um castigo) são comportamentos nocivos que vão influenciar a mente e consequentemente os hábitos alimentares futuros nas crianças, esquecendo que as crianças devem ter a liberdade de conhecer as diversas texturas que compõem os alimentos de uma forma saudável, sem a noção errada de que os alimentos são castigo ou recompensa.

Alimentos com proteínas que forneçam todos os aminoácidos, cálcio ou ferro são elementos fundamentais na dieta infantil, onde o mais importante é ensinar as crianças a gostar dos alimentos.

Uma boa dieta passa pela selecção de alimentos naturais tais como fruta, legumes, cereais e alimentos fibrosos, devendo assim constituir-se por alimentos que estimulem a mastigação.

Existem manuais muito úteis, nesta área, nomeadamente o ‘Manual para uma Alimentação Saudável em Jardins de Infância’ e o ‘Manual de Educação para a Saúde em Alimentação’, que se recomendam.

 ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more

Inquéritos aos Educadores de Infância

Os questionários infra destinam-se aos educadores de infância e pretendem saber a sua opinião sobre alguns aspectos da Educação para a Saúde. São pequenas sondagens que irão permitir ter uma ideia das percepções dos educadores que visitam este blog. Para participar basta escolher a opção que melhor caracteriza a sua opinião tendo em atenção que não existem respostas certas ou erradas.
Se tiver disponibilidade agradeço a colaboração.
Glicéria Gil

Utiliza na sua prática pedagógica os materiais/recursos de Educação para a Saúde colocados neste blog?

Como educador de infância abordo ... (escolha a resposta com que mais se identifica)

A escovagem dos dentes no meu Jardim de Infância

O que mais gosta ou gostaria de encontrar neste blog

Quais as áreas existentes na sua sala?

Visita o blog Jardins Saudáveis

Ocorreu um erro neste dispositivo