quinta-feira, 12 de novembro de 2009

NO DIA 16 DE NOVEMBRO DE CADA ANO, CELEBRA-SE " O DIA INTERNACIONAL PARA A TOLERÂNCIA "

byclairedelune



POR ESMERALDA CERTO

O dia 16 de Novembro de cada ano, foi instituído, "Dia Internacional para a Tolerância", e isto deve-se, ao enorme esforço e empenho da ONU.
Numa DECLARAÇÃO, alguns ESTADOS comprometem-se a colaborar e reafirmar a "Fé nos Direitos Humanos Fundamentais".
Assim, a pessoa humana deve ser valorizada, respeitada na sua diversidade de ideias,... dando-se prioridade à PAZ, entre todos; fortalecendo-se assim, os laços de respeito, diálogo, tolerância, etc.
Não aos ódios que matam, não à inveja, que é um enorme erro; não à dissimulação, que representa um grande perigo; não ao egoísmo, que é a raíz de muitos males.
A verdadeira alegria, é sermos úteis aos outros.
A SENSAÇÃO MAIS AGRADÁVEL É A DA PAZ INTERIOR.

Daí que, tenha que fazer uma VÉNIA aos JARDINS SAUDÁVEIS e a todos os que cumprem este compromisso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Espero que quem publica uma mensagem deste teor seja realmente aquilo que quer que pensemos que é. Tantas e tantas vezes somos enganados, sendo a Internet o local ideal onde enganadores navegam, fazendo-nos acreditar... Como só os conhecemos virtualmente temos que ter a coragem do benefício da dúvida.
De qualquer modo, obrigada pelo vídeo, apesar de disponível num outro site.
Luisa

Anónimo disse...

E você Esmeralda, tem a certeza que é mesmo tolerante? Nunca tem atitudes intolerantes? Consegue colocar-se sempre no lugar do outro e compreender as razões de atitudes menos compreensíveis?
Como lhe escreveu a Luisa, "é muito fácil dar lições de moral aos outros". Pela parte que me toca, preferia que partilhasse a forma como ensina os seus alunos a ser tolerantes. Como operacionaliza este tema com crianças em idade pré-escolar? De que forma monitoriza?
João Aguiar