quinta-feira, 12 de novembro de 2009

DIA 14 DE NOVEMBRO "DIA MUNDIAL DA DIABETES"

RHVIDA
by:jlinformatica
ENTENDENDOODIABETESvalue="high" />
View more presentations or Upload your own.

4 comentários:

Xinha disse...

Não posso deixar de esclarecer um ponto muito importante.
A Diabetes pode ser do tipo 1 ou do tipo 2.
A diabetes do tipo 1 acontece geralmente na infância, é bastante mais grave e não tem ligação com causas externas como a Diabetes do tipo 2 que surge na idade adulta, embora ultimamente também possa acontecer mais cedo e que se prende com factores externos como a alimentação, a obesidade e a falta de exercício.
A Diabetes tipo 1 é uma doença crónica por uma falta de produção de insulina por parte do pâncreas o que leva a uma inevitável dependência de insulina injectável, várias vezes ao dia, sendo a única forma de sobrevivência. Pode ter causas hereditárias, causas virais e até causas emocionais podendo surgir de um choque emocional e ser psicossomático.
A Diabetes tipo 1 não tem qualquer maneira de ser evitada.

Glicéria Gil disse...

Acrescento que a par com a informação diversa sobre a diabetes seria importante esclarecermos quais as necessidades e exigências da doença e como actuar quando temos na sala uma criança diabética.
Atendendo a que neste momento não tenho disponibilidade para efectuar um post sobre o assunto remeto para quem estiver interessado, o site da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal http://www.apdp.pt/crianca04.asp

Xinha disse...

Glicéria
Eu posso fazer esse post sobre o assunto se quiseres, apesar de não ser dos meus temas preferidos. De qualquer modo estou disponivel para qualquer dúvida ou problema de qualquer colega com uma criança com diabetes.
Beijinho da Xinha

Glicéria Gil disse...

Olá Xinha,
Obrigada pela disponibilidade do post! Penso que será uma mais-valia para todos nós, mesmo para aqueles que neste momento não têm (mas podem vir a ter) uma criança diabética na sala.
Aguardamos então a sua publicação!
abraço