Bem-vindo!

O espaço Jardins Saudáveis é constituído por um blog e um website, ambos com materiais e recursos na área da Educação para a Saúde. Está aberto à participação e colaboração de vários autores que podem aceder ao blog directamente ou enviar os textos/materiais para:
gliceria@jardinsaudaveis.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Gripenet vai à escola

Por Glicéria Gil


O Gripenet associou-se aos esforços das escolas para preparar a comunidade educativa para a segunda onda pandémica que se prevê para este Outono/Inverno. Assim, começámos esta semana a promover sessões informativas sobre a gripe em várias escolas da região da Grande Lisboa. Ontem o Gripenet esteve na Escola Secundária António Gedeão, em Almada.

Falou-se de vírus, novos e velhos, formas de transmissão, gestos e hábitos de higiene que evitem a propagação da doença. E também da monitorização da gripe através da Internet, com a participação também dos mais novos. O debate foi vivo e participado.
A mobilização de professores e alunos para minimizar os efeitos da pandemia é essencial, num altura em que se ficou a conhecer a taxa de transmissão na comunidade educativa de Nova Iorque (um estudante infectado transmite a doença a 2,4 colegas), em que a OMS vem dizer que apenas faz sentido fechar escolas, como medida de controlo, se a população infectada não for superior a 1% ou investigações que apontam para que um estudante em actividade escolar leva, em média, as mãos à face (olhos, nariz, boca) uma vez em cada quatro minutos.
Escola
Foto: Escola Secundária António Gedeão, Almada

Sugestão para professores: uma série de materiais pedagógicos (os vídeos são bastante bem feitos), elaborados pelo Grupo do Plano de Contingência da Universidade do Porto, está disponível em: http://bit.ly/GDbot

Fonte: Gripenet

Inquéritos aos Educadores de Infância

Os questionários infra destinam-se aos educadores de infância e pretendem saber a sua opinião sobre alguns aspectos da Educação para a Saúde. São pequenas sondagens que irão permitir ter uma ideia das percepções dos educadores que visitam este blog. Para participar basta escolher a opção que melhor caracteriza a sua opinião tendo em atenção que não existem respostas certas ou erradas.
Se tiver disponibilidade agradeço a colaboração.
Glicéria Gil

Utiliza na sua prática pedagógica os materiais/recursos de Educação para a Saúde colocados neste blog?

Como educador de infância abordo ... (escolha a resposta com que mais se identifica)

A escovagem dos dentes no meu Jardim de Infância

O que mais gosta ou gostaria de encontrar neste blog

Quais as áreas existentes na sua sala?

Visita o blog Jardins Saudáveis

Ocorreu um erro neste dispositivo