segunda-feira, 14 de setembro de 2009

David contra Golias

Por Glicéria Gil

O post que agora se publica incide na preocupação dos adultos, nomeadamente os educadores de infância, no que respeita à GRIPE A, a invadir ou não, por porta a dentro as nossas salas de Jardim-de-Infância.
Pretende-se aqui em canal aberto, ou seja, através dos comentários que se vão colocando, "conversarmos" sobre o bicho-papão que anda por aí a lançar algum receio e muita ansiedade.
Informo que não sou alarmista, nem tenho paranóia por esta ou por outra doença qualquer. Considero-me uma pessoa com os pés bem assentes na terra, com alguma experiência de trabalho (30 anos), moderadamente conhecedora dos comportamentos e atitudes das famílias, colegas e outro pessoal com quem já trabalhei ao longo destes anos.

Podemos conversar sobre:
- as famílias e a GRIPE A;
- os beijinhos e abraços (resultantes dos comentários e da sondagem);
- O que diz a Ministra da Educação e a responsável pela Saúde Escolar na DGS;
- Se ainda não conhecem vou apresentar-lhes o Henry.

(continua)

7 comentários:

Glicéria Gil disse...

Olá,
Comecemos então!
Primeiro pelas famílias que me parece o ponto fundamental para prevenirmos (se é que é possível prevenir)a gripe.
A minha opinião é resultado do que eu conheço, ou de como eu vejo a cultura do nosso povo.
Sei que o povo português não tem grande tendência para o civismo e o conceito de cidadania é qualquer coisa que só diz respeito aos outros.
Quantos de nós já não tivemos crianças com febre nos nossos JI, que após uma colherada de BRUFEN tomada logo de manhã mal o olho abre, estão prontas para acompanhar os seus colegas em mais um dia estimulante de JI. Provavelmente não haverá aqui ninguém que não tenha tido vários casos de crianças doentes no JI, resultantes dos pais necessitarem de trabalhar e não terem onde deixar os filhos. Para muitos a única alternativa é o JI.
Será que com esta GRIPE os pais vão ficar mais atentos, conseguem não mascarar a doença e ficar com os filhos em casa? E a lavagem das mãos e outros cuidados será que ficamos agora de um momento para o outro um povo responsável, maduro e bem comportadinho?

Ana Augusto disse...

Encontrei este site que se enquadra nesta temática e me pareceu interessante. Vou deixar aqui o endereço:

http://www.washyourhandsofthem.com/campaign/childrenspack.html#handy

Glicéria Gil disse...

Olá Ana,
Já estive a espreitar e parece-me bastante bom. Podemos adaptar alguns dos materiais.

Xinha disse...

Os pais têm de tomar consciência que se deixam os filhos doentes no Jardim de Infância não só poderão contagiar as outras crianças como poderão eles próprios ser contagiados.

Glicéria Gil disse...

Olá Xinha,
Pois têm. O tempo dirá se são ou não pais conscienciosos. No meu entender é com as famílias que temos que trabalhar mais.

Glicéria Gil disse...

Postei um vídeo sobre o assunto.
E vou deixar aqui o link do Henry the Hand.
http://www.henrythehand.com/pages/content/index.html
Infelizmente até ao final do mês não tenho tempo disponível para adaptar materiais. Pode ser que alguém o possa fazer e partilhe connosco.
Amanhã estarei novamente por aqui e podemos continuar a nossa conversa.

Xinha disse...

As crianças podem ter uma otite ou uma virose qualquer e, na sala de retenção, onde aguardam que os pais as vão buscar, podem ser contagiadas com esta gripe.
Penso que sensibilizar os pais para esta realidade fará com que pensem duas vezes antes de os deixar doentes na escola.