Bem-vindo!

O espaço Jardins Saudáveis é constituído por um blog e um website, ambos com materiais e recursos na área da Educação para a Saúde. Está aberto à participação e colaboração de vários autores que podem aceder ao blog directamente ou enviar os textos/materiais para:
gliceria@jardinsaudaveis.com

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Contributos de profissionais de saúde na formação da criança e do adolescente nos jardins de infância e escolas

http://www.palmas.to.gov.br/secretaria/fotos/544.jpg

Os enfermeiros fazem parte dos profissionais de saúde que procuram dar assistência à criança, ao jovem e sua família na comunidade da qual são parte integrante.

Desenvolvem actividades de promoção e protecção da saúde, assim como de prevenção e recuperação de doenças.
São profissionais que devem estar altamente preparados
para actuar em todas as áreas da sociedade, entre elas hospitais, postos de saúde, fábricas, instituições de ensino (pré-primária, primária e secundária), entre outras.
Entre as medidas de promoção da saúde e prevenção destacam-se, como as mais importantes: a imunização, o aleitamento materno, a alimentação saudável e equilibrada, a higiene ambiental e pessoal para prevenção de disseminação de infecções em especial, a lavagem das mãos, a higiene nasal, a manutenção de ventilação no ambiente e a desinfecção de objectos manuseados pelas crianças (tão importante no contexto de pandemia da gripe A).

http://3.bp.blogspot.com/_jOSx2tnixxc/Sm8SZSv4YRI/AAAAAAAAJ5M/9u_S8CJGOPU/s400/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-eca-55-81-thumb-570.jpg

Constata-se que as atitudes e os comportamentos podem contribuir para amenizar os danos ao meio ambiente e construir um mundo melhor para se viver. Habitualmente os primeiros socorros também são abordados, nestes contextos , principalmente para que as crianças em situações de urgência e/ou emergência não tenham atitudes que prejudiquem as vítimas, tornando-se importante a informação e o esclarecimento acerca das dúvidas e medos que alguns mitos transmitem, assustando enormemente as crianças e adolescentes.
São também efectuados encontros com os pais procurando dar ênfase à importância das orientações a dar aos filhos e à necessidade de continuidade destes cuidados nos domicílios, destacando a importância da família como factor fundamental no desenvolvimento físico, psicológico e social da criança.
http://2.bp.blogspot.com/_Pt-Xc1ycH5M/SEHhiZc91_I/AAAAAAAACvA/kDLnvQ5L8yg/s400/DiadaCrianca.jpgAs instituições de educação infantil devem "garantir a qualidade não só no aspecto individual da educação e cuidados, mas também naqueles de ordem colectiva e epidemiológica que minimizem riscos à saúde e promovam o pleno crescimento e desenvolvimento das crianças" (Vico, 2001, p.17), o que justifica a presença dos enfermeiros nessas instituições, bem como de outros profissionais de saúde (médicos, psicólogos).
Nesse contexto, observa-se que os primeiros anos de vida da criança são um período de formação de hábitos, que poderão durar por toda a vida, tais como o cuidado de si e da própria saúde (Martins e Veríssimo, 2006).

http://2.bp.blogspot.com/_Pt-Xc1ycH5M/SEHhiZc91_I/AAAAAAAACvA/kDLnvQ5L8yg/s400/DiadaCrianca.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_Pt-Xc1ycH5M/SEHhiZc91_I/AAAAAAAACvA/kDLnvQ5L8yg/s400/DiadaCrianca.jpg
http://www.jornaldopontal.com.br/upload/news/Enfermeiros_do_PSF_fazem_traba.jpg
A instituição educativa é tida como um excelente lugar para a aplicação de programas de promoção da saúde, que podem contribuir para a melhoria das práticas de cuidados directamente oferecidos às crianças, bem como estimular a adopção de hábitos saudáveis desde a infância, tendo em atenção que a aplicação deverá ter em conta os contributos dos educadores de infância e dos professores que nela trabalham.

Publicada por Rosa Silvestre

Inquéritos aos Educadores de Infância

Os questionários infra destinam-se aos educadores de infância e pretendem saber a sua opinião sobre alguns aspectos da Educação para a Saúde. São pequenas sondagens que irão permitir ter uma ideia das percepções dos educadores que visitam este blog. Para participar basta escolher a opção que melhor caracteriza a sua opinião tendo em atenção que não existem respostas certas ou erradas.
Se tiver disponibilidade agradeço a colaboração.
Glicéria Gil

Utiliza na sua prática pedagógica os materiais/recursos de Educação para a Saúde colocados neste blog?

Como educador de infância abordo ... (escolha a resposta com que mais se identifica)

A escovagem dos dentes no meu Jardim de Infância

O que mais gosta ou gostaria de encontrar neste blog

Quais as áreas existentes na sua sala?

Visita o blog Jardins Saudáveis

Ocorreu um erro neste dispositivo