domingo, 5 de abril de 2009

Ainda o pequeno-almoço...


Ainda sobre o pequeno-almoço, tão importante para crianças e adultos, é uma actividade bem interessante a de ouvir os mais pequenos sobre o que costumam tomar/comer a esta refeição...

As respostas são, por vezes, surpreendentes e é necessário registá-las, para se poderem comentar, comparar, contar, enfim... fazer o tratamento dos dados obtidos.

A tabela que se disponibiliza aqui para download, permite sintetizar as informações de todo um grupo de crianças, constituindo um bom ponto de partida para conversas sobre a saúde e, porque não, para actividades no âmbito da matemática.

5 comentários:

O Nosso Jardim disse...

Gostei desta vossa tabela.
Como temos um projecto com este tema "À Roda dos Alimentos", que desenvolvemos também como vem sendo hábito com o Centro de Saúde, vai ser um bom instrumento de trabalho.
Obrigada pelo vosso espírito de partilha.

sala 3 -JI de Estrada disse...

Olá Glicéria
Já respondi ao teu inquérito.
Relativamente à grelha,é uma óptima ideia. Já faço isso com os meus meninos à algum tempo, com o lanche que levam para o jardim de manhã. Foi interessante verificar como passaram a levar lanche mais saudável e quando algum menino o não faz, é chamado à atenção pelos colegas.São eles que pedem aos pais para lhes darem lanche saudável.
Parabéns pelo teu blog. Muito interessante pelo facto e se direccionar para um tema específico e que não sido suficientemente valorizado e explorado.

Glicéria Gil disse...

Olá,
Ainda bem que a tabela que aqui é partilhada pela Juca vai enriquecer o teu trabalho. É esse o nosso propósito.:)
um abraço

Glicéria Gil disse...

Olá Carmo,
Bem-vinda ao nosso espaço e obrigada por responderes ao meu questionário.
Tal como dizes a alteração dos hábitos pode e deve fazer-se ao nível do JI. Fico satisfeita por verificar que os bons exemplos adquirem-se em idades precoces através da intervenção educativa de pais, educadores e outros profissionais.
A Juca certamente irá responder mais concretamente aos vossos comentários. Afinal, este post pertence-lhe...
abraço

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá colegas,

A Glicéria já abordou aquilo que era pertinente acerca dos vossos comentários, que agradeço.

De qualquer forma é sempre bom sabermos que aquilo que partilhamos pode ser útil a alguém, como é aqui o caso do Jardim da Presa (já conhecido de outros blogues...)

Quanto ao comentário da Carmo poderei referir que os "meus" meninos do Jardim de Cruzeiro também fazem esse tipo de registo relativamente ao lanche, mas apenas quando este é constituído por fruta, o que foi uma iniciativa bem sucedida das minhas estagiárias.
Assim, no final de cada mês analisamos quem levou mais peças de fruta para lanchar e verifica-se que cada vez mais crianças substituem o pão e os iogurtes por peças de fruta, para assim acumularem "tracinhos" no seu registo!
São estratégias assim, simples e apelativas para os mais pequenos, que potenciam hábitos mais saudáveis!