Bem-vindo!

O espaço Jardins Saudáveis é constituído por um blog e um website, ambos com materiais e recursos na área da Educação para a Saúde. Está aberto à participação e colaboração de vários autores que podem aceder ao blog directamente ou enviar os textos/materiais para:
gliceria@jardinsaudaveis.com

sexta-feira, 27 de março de 2009

Variáveis individuais e familiares na saúde oral das crianças


O Consumo de doces, uma má escovagem dos dentes e a presença de placa bacteriana determinam, segundo os dentistas, uma má qualidade da saúde oral das crianças.

Investigadores finlandeses procuraram determinar quais os factores que na infância seriam responsáveis por essa má saúde oral de crianças  entre a faixa etária dos 3 aos 10 anos de idade. Para determinar estes factores observaram as variáveis familiares e individuais que caracterizavam a vida das crianças. A ocorrência de cáries esteve associada, aos 3 anos de idade, com o consumo frequente de doces, poucas escovagens de dentes, e à presença de placa bacteriana.

Em relação aos factores familiares, foram apontados os seguintes: i) pais muito jovens quando do nascimento da criança ii) mães com poucas habilitações académicas iii) mães com um histórico de cáries dentárias e iv) pais sem/poucos hábitos diários de higiene oral. 

Fonte: Caries Research Vol. 39, No. 2, 2005


Inquéritos aos Educadores de Infância

Os questionários infra destinam-se aos educadores de infância e pretendem saber a sua opinião sobre alguns aspectos da Educação para a Saúde. São pequenas sondagens que irão permitir ter uma ideia das percepções dos educadores que visitam este blog. Para participar basta escolher a opção que melhor caracteriza a sua opinião tendo em atenção que não existem respostas certas ou erradas.
Se tiver disponibilidade agradeço a colaboração.
Glicéria Gil

Utiliza na sua prática pedagógica os materiais/recursos de Educação para a Saúde colocados neste blog?

Como educador de infância abordo ... (escolha a resposta com que mais se identifica)

A escovagem dos dentes no meu Jardim de Infância

O que mais gosta ou gostaria de encontrar neste blog

Quais as áreas existentes na sua sala?

Visita o blog Jardins Saudáveis

Ocorreu um erro neste dispositivo